Fortaleza 2 x 0 Criciúma - Sob pressão, Tricolor respira!

Fortaleza, CE, 22 (AFI) – Pressionado devido aos resultados negativos obtidos nas últimas rodadas, o Fortaleza, enfim, respirou ao vencer o Criciúma por 2 a 0, deixando a zona de rebaixamento. A partida foi disputada no Estádio Presidente Vargas, neste sábado à tarde, sendo válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Quem também ficou aliviado com o placar foi o técnico Zetti, que estava ameaçado no cargo.

Com o resultado, o time cearense chega aos 33 pontos e sobe duas colocações, da 17ª para a 15ª colocação, portanto, deixa a zona de rebaixamento. Já o Criciúma cai uma posição, mas permanece no G-4, em quarto lugar, com 41 pontos. Esta foi a quarta derrota consecutiva do time, que estreou o técnico Roberto Cavalo no lugar de Renê Weber.

Lá e cá!
O início morno, diferente do clima, o Fortaleza explorou mais o campo ofensivo, deixando o time do Criciúma preocupado em marcar. Depois dos 10 minutos, o time mandante recuou, trazendo o visitante ao campo de defesa. Mas poucas foram as chances claras de gol.

A postura do Fortaleza estava na cara, jogar nas falhas do Criciúma. Desta forma, às jogadas pelos lados do campo eram marca registrada do time cearense. Os catarinenses subiam com mais ímpeto e criavam jogadas em conjunto, passando a bola de pé em pé, mas sem trabalho ao goleiro Tiago Cardoso.

O Tricolor teve uma falta na intermediaria aos 19 minutos. Em cobrança ensaiada, Rogerinho bateu forte, a bola iria dar trabalho para Zé Carlos, mas a zaga afastou para escanteio antes que chegasse ao gol do Criciúma. A partida ficou mais dura a partir dos 20 minutos, com ambos abusando em faltas.

Bola parada!
Foi em uma cobrança de falta que o Fortaleza quase chegou ao primeiro gol. Aos 31 minutos, Rogério bateu do lado direito, a bola tinha o ângulo de Zé Carlos como endereço, mas mesmo atrapalhado pelo sol, o goleiro agarrou. Após dois minutos, Preto teve a chance ao tocar de cabeça e a bola passou à esquerda.

Nos 15 minutos finais, o Fortaleza tentou sair para o intervalo com vantagem, mas o técnico do Criciúma, Roberto Cavalo, organizou a marcação e fechou os espaços pelos lados. Com isso, o Tricolor ficou acuado e por várias vezes deixou buracos no sistema defensivo, mas a primeira etapa terminou sem gols.

A todo vapor…
Com a pressão dos torcedores, o Fortaleza retornou sabendo que somente os três pontos interessavam e foi logo ao ataque. No primeiro minuto, Igor encontrou William livre dentro da área, o atacante bateu de primeira, mas a bola foi por cima do gol. No minuto seguinte o Criciúma respondeu com Maurício, que arriscou de longe e a bola passou à esquerda.

Logo aos seis minutos, o lateral-esquerdo Helton cometeu falta dura e recebeu seu segundo cartão amarelo, sendo expulso. Com isso, o Tricolor tinha um a mais e estava querendo explorar a vantagem e ficar a frente também no placar, mas a marcação do Criciúma era eficiente e impedia o gol.

Quase quem não faz…
O time da casa abusava, mas não dos gols e sim na falta deles. Mesmo com a entrada de Paulo Isidoro e Ricardinho o time não conseguia fazer o gol, mas os méritos também eram do goleiro Zé Carlos, que realizou defesas importantes. Na primeira um chute de Ricardinho e em outra oportunidade após um cruzamento da esquerda.

Aos 37 minutos, o Criciúma aproveitou o desespero e os espaços do time cearense tentar o gol e por muito pouco não saiu do Presidente Vargas com os três pontos. Em um rápido contra-ataque e na tabela entre Maurício e Marco Antonio, o segundo saiu na cara do gol, mas Tiago Costa fez belíssima defesa, na sobra Eder mandou uma bomba e novamente o goleiro evitou o gol.

Enfim, acaba o sofrimento!

O sofrimento da torcida Tricolor teve fim somente aos 41 minutos, quando William marcou o primeiro gol ao aproveitar cruzamento da direita. O Criciúma se abalou e se atirou ao ataque para buscar o empate, desta forma sofreu o segundo gol. William deu um lindo lançamento para Paulo Isidoro, que invadiu a área e tocou por cima de Zé Carlos.

Próximos Jogos!
Pela 27ª rodada, o Fortaleza joga, fora de casa, diante do Brasiliense, no Estádio Boca do Jacaré, no sábado, às 16 horas. Por sua vez, o Criciúma joga no mesmo dia e horário, mas em casa, diante do Remo.

Ficha Técnica

Fortaleza 2 x 0 Criciúma

Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza – CE
Renda: R$ 58,315.00
Público: 6.032 pagantes
Árbitro: Rogério Lima da Rocha – SE
Cartões amarelos: César e Preto (Fortaleza); Mateus e Helton (Criciúma)
Cartão vermelho: Helton (Criciúma)
Gols: William 41’/2T e Paulo Isidoro 44’/2T (Fortaleza)

Fortaleza
Tiago Cardoso; Simão, César, Preto e Cleiton Cearense (Edenílson); Rogério, Léo (Paulo Isidoro), Igor e Rogerinho; Tiago Silvy (Ricardinho) e Willian.
Técnico: Zetti

Criciúma
Zé Carlos; Thiago, Sílvio Criciúma (Zé Raimundo), Cláudio Luiz e Helton; Elizeu, Basílio, Marco Antônio e Mateus (Filipe); Maurício e Kelson (Éder).
Técnico: Roberto Cavalo