Fora de Libertadores, Fortaleza foca reação no Brasileirão

Fortaleza mira exemplo da temporada 2002 para bsucar motivação e reagir na tabela de classificação do Brasileirão.

Tricolor do Pici busca repetir feito inédito de 2022., quando tinha 75% de chances de queda, mas o clube se classificou para Pré-Libertadores

Renato Paiva Fortaleza
Renato Paiva quer começar vida nova diante do Mirassol. Foto: Reprodução TV Leão

Fortaleza, CE, 22 (AFI) – O Fortaleza volta a campo no próximo domingo (24), contra o Mirassol, em confronto inédito, às 18h30, na Arena Castelão, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fora de outras disputas, como a Copa do Nordeste e, nesta semana, fora da Copa Libertadores, o Leão do Pici promete focar totalmente em sua recuperação. O Objetivo é buscar pontos, deixar logo a zona de rebaixamento e ainda brigar por posições no bloco de cima da tabela do Brasileirão.

O Leão do Pici ocupa a 19ª posição, com 15 pontos ganhos, em 19 jogos disputados. No meio de semana, acabou eliminado pelo Vélez nas oitavas de final da Copa Libertadores após derrota por 2 a 0 em Buenos Aires.

FORTALEZA LIBEROU DEYVERSON E MAIS DOIS

FORTALEZA – REAÇÃO COMO EM 2022

O momento é de pressão, mas o torcedor ainda tem motivos para acreditar em uma possível virada de chave. E a maior prova disso está no histórico recente: em 2022, o Fortaleza terminou o primeiro turno do Brasileirão na lanterna, com 75% de chances de queda, segundo levantamento da UFMG.

Muitos já davam o time como rebaixado, mas o que se viu foi uma das maiores reações da era dos pontos corridos. No returno, o Laion fez 40 pontos — o melhor desempenho de um clube nordestino em toda a história da Série A — e terminou a competição no 8º lugar, garantindo vaga inédita para a Pré-Libertadores.

A competição se encaminha para a 21ª rodada e a equipe comandada pelo técnico Renato Paiva disputou uma partida a menos. O duelo contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte, foi adiada por questões de calendário da equipe mineira. Pela frente, o Tricolor tem 19 jogos, ou seja, todo o segundo turno, o que assemelha com o cenário de 2022.

Além da recuperação no Brasileirão, o ano DE 2022 também ficou marcado por conquistas expressivas: título do Campeonato Cearense, título da Copa do Nordeste, classificação às oitavas da Libertadores e às quartas da Copa do Brasil, além da manutenção do protagonismo nacional.

FORTALEZA MUDOU COM MARCELO PAZ

Desde que Marcelo Paz assumiu a presidência em 2017, o Fortaleza passou por uma transformação que mudou o patamar do clube. Saiu da Série C para se firmar na elite, venceu a Série B em 2018, conquistou cinco títulos estaduais seguidos e alcançou a melhor campanha de sua história no Brasileirão, com o 4º lugar em 2021. Foi também o primeiro time nordestino a disputar a Libertadores por três anos consecutivos.

Fora das quatro linhas, o clube também deu um salto na gestão. Em 2023, registrou receita recorde de R$ 371 milhões, a maior já alcançada por um clube nordestino, e foi apontado pela Sports Value como um dos que mais se valorizaram no país entre 2020 e 2024.

Além disso, neste ano, o Fortaleza foi eleito a quarta SAF (Sociedade Anônima de Futebol) mais bem-sucedida do Brasil, de acordo com levantamento exclusivo do Instituto AtlasIntel.