Foi bom ou ruim ganhar a Copa América?

Foi bom ou ruim ganhar a Copa América?

O que parecia difícil, senão impossível, aconteceu domingo passado. O time do irritado Dunga, composto por jogadores de qualidade discutível (tipo Julio Baptista, considerado o símbolo deles), acabou por anular as principais virtudes de seu temível adversário, a Argentina e, por tabela, chegar ao título da Copa América pela oitava vez na sua história (os argentinos já ganharam 14). Esse inesperado resultado deixou no ar algumas perguntas: será que o pessimismo inicial da grande maioria da imprensa esportiva brasileira foi exagerado? Será que esse time montado por Dunga é mesmo confiável? E até onde essa conquista pode ser boa ou ruim para o futuro do futebol brasileiro, que ainda este ano, vai começar a disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010?

Vamos por partes. Primeiro: a Argentina tinha mesmo um time tecnicamente muito superior ao do Brasil. Ou será que você considera Julio Baptista melhor do que Riquelme ou Wagner Love superior a Messi? Lógico que não. Mas, em futebol, nem sempre o time mais qualificado chega ao título. Foi o que ocorreu na Copa América 2007, na qual o Brasil foi inteligente, jogou todo fechado e usou os contra-ataques para atingir seu objetivo. Além disso, também influiu muito nesta conquista a favor do time de Dunga o inexplicável tabu que se criou de uns tempos para cá em que os argentinos não conseguem bater os brasileiros fora de seu território.

Some-se a isso a união entre jogadores e comissão técnica e a aplicação tática do time durante os pouco mais de 90 minutos do jogo contra a Argentina. Todo mundo correu, todo mundo marcou e cada um cumpriu com méritos a missão que lhe foi dada por Dunga. Para completar, devemos reconhecer que o Brasil jogou sua melhor partida na Copa, enquanto os argentinos jogaram sua pior. A qualidade técnica de Riquelme e seus companheiros não apareceu, enquanto a garra e a dedicação de Robinho e sua turma prevaleceu. Diante de tudo isso, fica mais do que explicada a vitória brasileira e a derrota do melhor time da Copa América, a Argentina. Não precisa dizer mais nada, concordam?

* NO COMENTÁRIO acima pergunto se esse time de Dunga é confiável. Não acho. Para as Eliminatórias, o treinador certamente será obrigado a utilizar pelo menos alguns jogadores de melhor qualidade.

* ATÉ onde esse título pode ser bom ou ruim para o futebol brasileiro? Pode ser muito ruim. Em especial se Dunga fechar com esse grupo e acreditar que com ele pode chegar à Copa de 2010.

* SE, ao contrário, Dunga deixar essa conquista de lado e selecionar os jogadores que realmente são os melhores do futebol brasileiro, esse título terá sido muito importante.

* FOSSE o Dunga, manteria na Seleção os seguintes jogadores: Maicon, Daniel Alves, Juan, Gilberto, Kleber, Josué, Vágner Love (se continuar a evoluir como nos últimos jogos), Robinho e Gilberto Silva.

* ENTRE os que participaram da Copa América, apesar de campeões, não gosto dos goleiros Doni e Helton, do zagueiro Alex, do meia Diego e do atacante Afonso. Mineiro, Elano e Julio Baptista merecem melhor análise.

* VOCES SABEM como gosto do trabalho do técnico Muricy Ramalho. Mas sou obrigado a criticá-lo por escalar Aloísio contra o Corinthians. Ele mesmo disse que estava machucado. Não deveria jogar. Ao atuar menos de cinco minutos, queimou uma substituição do São Paulo. Lamentável.

* E TEM MAIS. Muricy precisa encostar mais jogadores em Dagoberto e Aloísio. Ambos têm ficado muito isolados lá na frente. Daí a falta de gols do São Paulo.

* CARPEGIANI disse que gostou muito da exibição do Corinthians no clássico de sábado passado. Ele está exagerando. O time não foi mal, mas também não jogou tanto assim. A Fiel tem motivos para ficar preocupada.

* SANTOS reagiu forte. Luxemburgo achou novo caminho, apesar de não contar com jogadores de qualidade. Ele continua a provar que é muito bom como técnico. Só que já fala em deixar o clube no final do ano. Péssima notícia para o torcedor do Peixe.

* CAIO JUNIOR também achou o caminho para levar o Palmeiras aos primeiros lugares. O time está em franca evolução. Prova de sua competência.

* VOCES já perceberam que sem Edmundo o Palmeiras começou a vencer? Será que valerá a pena fazê-lo voltar ao time? Acho que não.

* COM A VITÓRIA sobre os argentinos, o Brasil garantiu vaga na Copa das Confederações, em 2009, na África do Sul.

* RICARDO TEIXEIRA foi reeleito presidente da CBF. Ele fica até 2014. Dizem que, depois, vai tentar a FIFA. José Maria Marin pode ser seu substituto no comando da entidade.