Foco é no Paulistão, mas Ponte Preta trabalha em silêncio para o Brasileirão

Diretoria já contratou três jogadores para o Nacional, mas corre o risco de perder peças importantes

Diretoria já contratou três jogadores para o Nacional, mas corre o risco de perder peças importantes

0002050236398 img

Campinas, SP, 14 (AFI) – Torcida, jogadores e comissão técnica estão mobilizados em dar para a Ponte Preta o seu primeiro título de expressão na história: o Paulistão. E a diretoria? Também, mas os dirigentes não podem dormir no ponto, até porque o Campeonato Brasileiro começa exatamente daqui a um mês para a Macaca. Por isso, o planejamento já foi iniciado, mesmo que em silêncio, e algumas coisas devem mudar: dentro e fora de campo.

A campanha surpreendente realizada no Paulistão, principalmente depois de ter eliminado o Santos, em pleno Pacaembu, nas quartas de final, tem seu ônus e bônus. O lado bom é que trouxe, mesmo que aos poucos, o torcedor pontepretano novamente para o Estádio Moisés Lucarelli, tanto que, neste domingo, contra o Palmeiras, no primeiro jogo da semifinal, são esperadas mais de 15 mil pessoas. Mas e em caso de novo fracasso? Como vai ficar a relação time/torcida?

Título no Paulistão pode concretizar a volta do torcedor pontepretano ao Estádio Moisés Lucarelli

Título no Paulistão pode concretizar a volta do torcedor pontepretano ao Estádio Moisés Lucarelli

É notório que a torcida pontepretana desanima quando o tão sonhado título não é alcançado. Foi assim no Paulistão de 2008 – perdeu para o Palmeiras na final – e principalmente na Copa Sul-Americana de 2013 – derrota para o Lanús-ARG na grande decisão. Chateados, os torcedores se afastam do Majestoso e a média de público no Brasileirão fica muito aquém do esperado, mesmo com boas campanhas realizadas, como no ano passado.

Agora, com a relação de torcida/time ficando novamente mais íntima, a Macaca não quer colocar tudo a perder. Um título certamente vai fazer o Majestoso pulsar em quase todos os jogos do Brasileirão, mas um outro “fracasso” pode afastar de vez o público do estádio.

Ah, ainda tem a Sul-Americana, xodó de todo pontepretano. Mesmo assim, a tendência é de que aconteça um novo desânimo em caso de eliminação. Por isso, a missão de Gilson Kleina, Aranha, William Pottker e cia. não é apenas escrever seus nomes na história mais do que centenária da Ponte e sim reacender de vez a chama que existe dentro de cada torcedor.

ENQUANTO ISSO…
Nos bastidores, a diretoria alvinegra trabalha em silêncio para não tirar o foco de jogadores e comissão técnica da semifinal do Paulistão, mas o planejamento para o Campeonato Brasileiro já começou. Três jogadores que se destacaram no Estadual foram contratados: os laterais-esquerdos Fernandinho (Botafogo-SP) e João Lucas (Novorizontino), e o meia Xuxa (Mirassol). Outros reforços ainda estão sendo analisados e podem desembarcar no Majestoso.

Elenco pontepretano deve passar por algumas mudanças para o Campeonato Brasileiro

Elenco pontepretano deve passar por algumas mudanças para o Campeonato Brasileiro

Os boatos estão surgindo e nos últimos dias “pipocaram” notícias de que os atacantes Luciano – pertence ao Corinthians e está emprestado ao Leganes-ESP – e Emerson Sheik – sem clube desde que deixou o Flamengo no ano passado – interessam aos dirigentes pontepretanos.

Fato é que o elenco vai sofrer mudanças e jogadores importantes podem sair. A única baixa certa é justamente do principal jogador: William Pottker. Artilheiro do último Campeonato Brasileiro e vice do Paulistão, o atacante está acertado com o Internacional e vai se apresentar assim que a Ponte Preta encerrar sua participação no Estadual. E quem vem para o seu lugar? Essa é a grande preocupação do pontepretano…

Outros nomes do atual elenco também estão recebendo sondagens. O lateral-direito Nino Paraíba – contestado por parte da torcida, mas que vem crescendo de produção – estaria tendo sua contratação analisada pelo Botafogo, enquanto o atacante Clayson – titular absoluto apesar das críticas dos torcedores – é uma das principais revelações do Paulistão e chamou a atenção da diretoria corintiana, que confirmou publicamente interesse em seu futebol.

“Não recebi nada. Existe muita especulação, muito comentário, mas oficialmente não recebi nada e o momento não é de falar disso, porque tudo o que se fala em questão de compra ou venda mexe com o elenco. Nosso foco agora é a semifinal contra o Palmeiras”, disse o presidente Vanderlei Pereira.

Publicamente, o foco de todos da Ponte Preta está voltado nos dois jogos da semifinal contra o Palmeiras – o primeiro esse domingo e o segundo no próximo sábado -, o que não deixa de ser verdade. Porém, a diretoria já trabalha em silêncio para qualificar o elenco visando o Brasileirão. Muita coisa, no entanto, vai depender do que acontecer nas próximas e decisivas semanas.