Focando acesso, ex-São Bento e Santos assume a supervisão do Pouso Alegre

Meta de Zé Carlos, é revelar talentos com base forte e levar a equipe a primeira divisão mineira

Meta de Zé Carlos, é revelar talentos com base forte e levar a equipe a primeira divisão mineira

0002050411281 img

Pouso Alegre, MG, 27 (AFI) – O experiente ex-jogador do São Bento e do Santos Futebol Clube, José Carlos Nascimento, Zé Carlos, assumiu a função de supervisor do time profissional do Pouso Alegre Futebol Clube, que disputa o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão e busca o acesso para a primeira divisão.

Além de supervisionar o time principal do clube do Sul de Minas, Zé Carlos, que fez parte do time campeão do Santos de 1978, comandado por Chico Formiga, e que tinha entre outras feras, Juari, Nilton Batata e João Paulo, também orienta o trabalho das categorias de base do clube mineiro.

0002050411282 img

Idolo e craque é presidente do PAFC
O clube mineiro de Pouso Alegre é presidido pelo ex-jogador Paulo Sérgio Ladeia da Castro, Paulo da Pinta, campeão pelo Criciúma e um dos ídolos da história do PAFC. O treinador é Rogério Henrique, com acesso pelo Patrocinense e boas passagem por Araxá, Uberaba e outros clubes. O diretor de futebol é Léo Silvério, ex-Atibaia com três acessos e um título – em 2015, levou o clube ao acesso inédito à Série A2 do Campeonato Paulista. E o vencedor Zé Carlos junta-se a esse time vencedor para levar o Pouso Alegre ao acesso.

Nova fase
Zé Carlos falou ao Portal Futebol Interior nesta semana. “Estou muito feliz nesta nova fase de meu trabalho na minha vida profissional, onde comecei como atleta, fui treinador, agora estou procurando colocar em prática o que aprendi nestas mais de três décadas de trabalho no futebol brasileiro e internacional”, disse Zé Carlos.

Segundo explicou o ex-jogador do São Bento e do Peixe, o Pouso Alegre vem disputando as categorias de base:

“Estamos no sub-15, sub17 e sub-17 na segunda divisão. Nosso sub-20 jogou a primeira divisão em sua primeira participação e terminamos em 12º lugar. É um trabalho forte para a revelação de jogadores e que valoriza a base hoje no futebol mineiro, e onde comecei como treinador e fui coordenador da base”, destacou Zé Carlos.

Parceria como Grêmio/RS
Segundo o supervisor, o Pouso Alegre conversa com o Grêmio através do supervisor de capacitação, Paulo Araújo, da categoria de base do clube tricolor gaúcho. Uma das metas é fechar uma parceria com clube do Sul com a base do Pouso Alegre.

“Estivemos reunidos, eu, o Paulo (Araújo) e o nosso presidente (Paulo Sérgio Ladeia da Castro), para discutir os detalhes desta parceria com o Grêmio, que vai ser muito boa para a base do Pouso Alegre”, explicou Zé Carlos.

0002050411281 img

“No profissional, temos um trabalho consciente e buscando qualidade na equipe do Pouso Alegre. Nosso time já tem uma vitória e um empate e a meta é jogar a primeira divisão. Temos uma diretoria unida, uma cidade de Pouso Alegre que vem apoiando o time e nosso trabalho e isso é importante nesse momento”, disse o ex-meiocampista do Santos, que esteve há tempos atrás com outros craques santistas de 78, Pita, e Toninho Vieira em um evento.

Carreira vencedora
Nascido em Pouso Alegre em março de 1958, Zé Carlos teve vários títulos em sua carreira. Foi campeão paulista em 1978 com o Santos, jogou por São Bento, Náutico, Ferroviária-SP , São Bento , Juventus , Portuguesa Santista , São José, Ituano. No exterior, jogou em Portugal (Louletano), Japão (Tokyo Gás).

Paulo da Pinta, à esquerda, é presidente do Pouso Alegre

Paulo da Pinta, à esquerda, é presidente do Pouso Alegre

No futebol brasileiro, trabalhou no Votoraty como treinador, no inicio da história do clube de Votorantim. Em terras nipônicas fez um grande trabalho descobrindo talentos e ensinando e passando um pouco da sua vasta experiência na Terra do Sol Nascente, onde ficou 17 anos entre a carreira de jogador e treinador na base. Entre os destaques que revelou está o jogador Endo Yasuhito, da Seleção japonesa, entre outros.