Thiago Silva pode retornar ao Fluminense mesmo com desfalques na defesa

O zagueiro sofreu uma lesão muscular grau 2 há 18 dias, com previsão de retorno em até um mês

Com essa evolução, há chance de Thiago Silva jogar contra o Bragantino. Tudo depende de como ele se sentirá durante os treinamentos desta semana

Thiago Silva
Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Rio de Janeiro, RJ , 20 (AFI) – O Fluminense enfrentou um período complicado na defesa, mas conseguiu superar as dificuldades com sucesso. Mesmo sem Thiago Silva e Ignácio, lesionados há cinco partidas, o técnico Renato Gaúcho manteve o time invicto nesse período e garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana.

Durante esse intervalo, o treinador ainda precisou lidar com a suspensão de Freytes, que reduziu ainda mais as opções na zaga e o obrigou a apostar em jovens da base.

No entanto, essa situação deve mudar nas próximas partidas. Isso porque a diretoria contratou Igor Rabello, que será anunciado nesta quarta-feira como reforço do clube, e porque Thiago Silva está perto de retornar.

RETORNO APÓS LESÃO MUSCULAR

O zagueiro sofreu uma lesão muscular grau 2 há 18 dias, com previsão de retorno em até um mês. Porém, há cerca de uma semana, já vem treinando no gramado, participando parcialmente das atividades com o elenco.

Com essa evolução, há chance de Thiago Silva jogar contra o Bragantino. Tudo depende de como ele se sentirá durante os treinamentos desta semana. A prioridade, no entanto, é que ele esteja 100% apto para o jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil contra o Bahia, na próxima quinta-feira (28), às 19h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

— A princípio, os médicos deram quatro semanas para a recuperação. Ele já cumpriu pouco mais de duas. A única pessoa que pode dizer se ele está apto a jogar é o próprio Thiago. É uma questão mental também. Se ele estiver se sentindo bem, treinando normalmente, sem sentir dores, e falar que está pronto, ele vai jogar. Se ainda tiver dúvidas, não podemos arriscar. Preferimos que ele volte 100% — afirmou Renato Gaúcho após a vitória por 2 a 0 sobre o América de Cali, na última terça-feira.

AUSÊNCIAS

As ausências abriram espaço para outros jogadores, e dois deles ganharam a confiança do treinador: Manoel e o jovem Davi Schuindt. O veterano, que não atuava há bastante tempo, respondeu bem quando foi chamado.

Ele foi titular nas últimas três partidas, todas vencidas, sofrendo apenas um gol — justamente na Colômbia, contra o América de Cali. Já o Moleque de Xerém foi acionado no Brasileirão, quando Renato precisou poupar titulares ou lidar com desfalques, e teve boas atuações contra Bahia e Fortaleza.

— Todos os zagueiros que jogaram deram conta do recado. O Manoel, por exemplo, que estava sem atuar há muito tempo, tem jogado muito bem. O Freytes voltou bem, e o garoto Davi, sempre que precisei dele, correspondeu. Eu sempre digo aos jogadores para treinarem forte, porque a oportunidade vai aparecer. Eles têm respondido à altura justamente por isso: pela cobrança diária e pelo comprometimento — completou Renato.

PRÓXIMOS JOGOS

O próximo desafio será em Bragança Paulista, contra o Bragantino, no sábado (23), às 16h, no Estádio Nabi Abi Chedid. O Fluminense é o oitavo colocado no Brasileirão, com 27 pontos, e pode entrar no G-6 em caso de vitória.