Fluminense busca vaga na Libertadores: confira cenário pelo Brasileirão
Com 10 rodadas restantes, Tricolor sonha com fase de grupos da Libertadores pelo Brasileirão.
Faltando 10 rodadas, Fluminense mira pontuação para garantir vaga na Libertadores via Brasileirão.
Rio de Janeiro, RJ, 24 (AFI) – Faltando dez rodadas para o fim do Brasileirão, o Fluminense segue vivo na luta por uma vaga na próxima Libertadores. Com o ânimo da torcida, o Tricolor das Laranjeiras faz contas para garantir o passaporte internacional, seja via G-4, G-6 ou até um possível G-9 no campeonato.
Apesar de existir a chance de classificação direta caso o Fluminense conquiste a Copa do Brasil, os cálculos levam em conta a tabela do Brasileirão, já que as fases decisivas da Copa acontecem após a última rodada do nacional.
META DO FLUMINENSE
O cenário ideal para o Tricolor é o G-4, que garante acesso automático à fase de grupos da Libertadores. No entanto, a disputa está embolada.
O Mirassol, atual quarto colocado, soma 52 pontos, enquanto o Fluminense aparece em sétimo, com 41. Para alcançar o G-4, a meta é chegar aos 65 pontos, baseado na média dos últimos anos.
Entre 2016 e 2024, a pontuação necessária para o quarto lugar variou de 58 a 68 pontos, com uma média de 64,2. Ou seja, o Tricolor precisa de uma arrancada de respeito nesta reta final.

G-6, G-7 E ATÉ G-9
Se a vaga direta não vier, o Fluminense pode mirar a classificação pelo G-6, o que já renderia um lugar na pré-Libertadores.
Neste momento, o Botafogo é o sexto, com 46 pontos, enquanto o Tricolor soma 41. A pontuação mínima histórica para o G-6 é de 59 pontos, mas desde 2016 nunca apenas seis times brasileiros avançaram – o que abre a possibilidade de o G-6 virar G-7 ou G-8, conforme resultados de copas paralelas.
Existe ainda a chance remota de o Brasileirão virar G-9, dependendo de uma combinação de campeões nacionais e continentais.
Para isso, Flamengo ou Palmeiras precisariam faturar a Libertadores, Cruzeiro levar a Copa do Brasil e Atlético-MG conquistar a Sul-Americana, além de ultrapassar o Fluminense na tabela.
Desde 2016, o Brasil só teve nove classificados em 2022, quando times do país venceram as duas principais competições sul-americanas. Para terminar em nono e ainda assim se classificar, a média histórica é de cerca de 54 pontos.






































































































































