Flávio Guerra analisa atuações de árbitros e assistentes pelo Brasil
TÁ NA REGRA
ÁRBITROS ASSISTENTES I
Escrevemos esses dias sobre a participação dos árbitros assistentes, ‘os famosos bandeirinhas’, nas partidas do Campeonato Brasileiro, após lances que aconteceram fora do campo visual do arbitro e que necessitavam da atuação dos mesmos. Tivemos bons e maus exemplos em jogos distintos. No jogo entre Ponte x Corinthians o assistente 1, Emerson Augussto de Carvalho foi o exemplo positivo, enquanto na partida entre Chapecoense x Flamengo o também assistente 1, Flávio Gomes Barroca foi o negativo.
ÁRBITROS ASSISTENTES II
E não é que agora resolveram mostrar serviço. No jogo entre Palmeiras x Botafogo PB pela Copa do Brasil, o árbitro FIFA Dewson Freitas (que vive péssima fase, mas não sai da escala) marcou uma falta fora da área para o Palmeiras e por indicação do assistente 1, Marcio Correia Dias, mudou sua decisão e assinalou pênalti para o time paulista. Na visão do bandeira a falta ocorreu dentro de área, só que para sua infelicidade e do time paraibano a falta foi fora da área. Lembrando que a decisão final sempre é do árbitro, os assistentes e o quarto árbitro apenas informam sua opinião e cabe ao árbitro central acatar ou não. Como o árbitro estava inseguro resolveu transferir a responsabilidade para o assistente e acabaram prejudicando a equipe do Botafogo PB.
ÁRBITRO ASSISTENTE III
Outro jogo que tivemos participação decisiva do árbitro assistente, foi na partida entre Fluminense 3 x 2 Figueirense. No ultimo minuto de jogo o time catarinense faz o gol de empate num lance faltoso do seu zagueiro em cima do goleiro do time carioca. O árbitro Rodrigo Batista Raposo equivocadamente já tinha apontado o meio de campo validando o gol, quando foi informado pelos seus assistentes que na opinião deles ouve falta em cima do goleiro. Neste lance, para sorte da arbitragem e azar do Figueirense a decisão de anular o gol foi a correta, pois realmente houve a carga em cima do goleiro.
PÉSSIMA FASE
O árbitro FIFA do Pará Dewson Fernando Freitas, que estava na “geladeira” desde o jogo Corinthians 1 x 1 Cruzeiro, no dia 08 de agosto pelo primeiro turno do Brasileirão, quando não marcou um pênalti claríssimo a favor do time mineiro, está com sorte nos sorteios, mas dentro de campo vive péssima fase. Logo no primeiro jogo da sua volta, Palmeiras x Botafogo PB, já se envolveu em polemica, marcando um pênalti para o Palmeiras, numa falta que aconteceu fora da área. Como premio apitou no ultimo sábado Bahia x Vasco, pela série B, onde conseguiu desagradar as duas equipes com seu péssimo critério técnico. Sem vontade nenhuma irritou os jogadores dos dois times, desdenhou do jogo e parecia não ver a hora de terminar, pegar sua taxa e voltar para o Pará.
AGRADA A COMISSÃO
Já dissemos que essa Comissão escala por estatística, o negocio é mais tempo de bola rolando, menor numero de cartões, faltas, enfim. Dewson é um dos árbitros que menos apita faltas e mostra cartões no Campeonato Brasileiro e continua apitando assim pois sabe que com isso sempre estará liderando as estatísticas e agradando a Comissão. Mesmo sendo criticado e cometendo seguidos erros continua sendo escalado quase que toda rodada, enquanto muitos outros árbitros que aplicam a regra ficam semanas sem apitar, ainda mais com essa mudança no sistema de sorteio. Prova disso é que o mesmo já esta escalado para apitar no próximo domingo São Paulo x Figueirense pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
ESCALA 23ª RODADA
Falando em escala, esse meio de semana terá rodada do Brasileirão com clássicos em Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Confira aqui quem apita esses clássicos e os demais jogos dessa rodada. Figueirense x Atlético PR; Pablo Alves-PB, Botafogo x Fluminense; Rodolfo Tosk-PR, Santa Cruz x Chapecoense; Sávio Sampaio-DF, Atlético MG x Vitoria; Jean Pierre Gonçalves-RS, Flamengo x Ponte Preta; Francisco Carlos Nascimento-AL, Coritiba x Grêmio; Wagner Magalhães-RJ, Palmeiras x São Paulo; Sandro Meira Ricci-SC, Corinthiansx Sport; João Batista Arruda-RJ,América MG x Cruzeiro; Igor Junio Benevenuto-MG, Internacional x Santos; Rodrigo Batista Raposo-DF. Boa sorte a todos e até sexta.





































































































































