Flávio Guerra analisa atuações de árbitros e assistentes pelo Brasil

TÁ NA REGRA

ÁRBITROS ASSISTENTES I
Escrevemos esses dias sobre a participação dos árbitros assistentes, ‘os famosos bandeirinhas’, nas partidas do Campeonato Brasileiro, após lances que aconteceram fora do campo visual do arbitro e que necessitavam da atuação dos mesmos. Tivemos bons e maus exemplos em jogos distintos. No jogo entre Ponte x Corinthians o assistente 1, Emerson Augussto de Carvalho foi o exemplo positivo, enquanto na partida entre Chapecoense x Flamengo o também assistente 1, Flávio Gomes Barroca foi o negativo.

ÁRBITROS ASSISTENTES II
E não é que agora resolveram mostrar serviço. No jogo entre Palmeiras x Botafogo PB pela Copa do Brasil, o árbitro FIFA Dewson Freitas (que vive péssima fase, mas não sai da escala) marcou uma falta fora da área para o Palmeiras e por indicação do assistente 1, Marcio Correia Dias, mudou sua decisão e assinalou pênalti para o time paulista. Na visão do bandeira a falta ocorreu dentro de área, só que para sua infelicidade e do time paraibano a falta foi fora da área. Lembrando que a decisão final sempre é do árbitro, os assistentes e o quarto árbitro apenas informam sua opinião e cabe ao árbitro central acatar ou não. Como o árbitro estava inseguro resolveu transferir a responsabilidade para o assistente e acabaram prejudicando a equipe do Botafogo PB.

Dewson Freitas não vive boa fase, mas segue sendo lembrado na escala

Dewson Freitas não vive boa fase, mas segue sendo lembrado na escala

ÁRBITRO ASSISTENTE III
Outro jogo que tivemos participação decisiva do árbitro assistente, foi na partida entre Fluminense 3 x 2 Figueirense. No ultimo minuto de jogo o time catarinense faz o gol de empate num lance faltoso do seu zagueiro em cima do goleiro do time carioca. O árbitro Rodrigo Batista Raposo equivocadamente já tinha apontado o meio de campo validando o gol, quando foi informado pelos seus assistentes que na opinião deles ouve falta em cima do goleiro. Neste lance, para sorte da arbitragem e azar do Figueirense a decisão de anular o gol foi a correta, pois realmente houve a carga em cima do goleiro.

PÉSSIMA FASE
O árbitro FIFA do Pará Dewson Fernando Freitas, que estava na “geladeira” desde o jogo Corinthians 1 x 1 Cruzeiro, no dia 08 de agosto pelo primeiro turno do Brasileirão, quando não marcou um pênalti claríssimo a favor do time mineiro, está com sorte nos sorteios, mas dentro de campo vive péssima fase. Logo no primeiro jogo da sua volta, Palmeiras x Botafogo PB, já se envolveu em polemica, marcando um pênalti para o Palmeiras, numa falta que aconteceu fora da área. Como premio apitou no ultimo sábado Bahia x Vasco, pela série B, onde conseguiu desagradar as duas equipes com seu péssimo critério técnico. Sem vontade nenhuma irritou os jogadores dos dois times, desdenhou do jogo e parecia não ver a hora de terminar, pegar sua taxa e voltar para o Pará.

AGRADA A COMISSÃO
Já dissemos que essa Comissão escala por estatística, o negocio é mais tempo de bola rolando, menor numero de cartões, faltas, enfim. Dewson é um dos árbitros que menos apita faltas e mostra cartões no Campeonato Brasileiro e continua apitando assim pois sabe que com isso sempre estará liderando as estatísticas e agradando a Comissão. Mesmo sendo criticado e cometendo seguidos erros continua sendo escalado quase que toda rodada, enquanto muitos outros árbitros que aplicam a regra ficam semanas sem apitar, ainda mais com essa mudança no sistema de sorteio. Prova disso é que o mesmo já esta escalado para apitar no próximo domingo São Paulo x Figueirense pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

ESCALA 23ª RODADA
Falando em escala, esse meio de semana terá rodada do Brasileirão com clássicos em Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Confira aqui quem apita esses clássicos e os demais jogos dessa rodada. Figueirense x Atlético PR; Pablo Alves-PB, Botafogo x Fluminense; Rodolfo Tosk-PR, Santa Cruz x Chapecoense; Sávio Sampaio-DF, Atlético MG x Vitoria; Jean Pierre Gonçalves-RS, Flamengo x Ponte Preta; Francisco Carlos Nascimento-AL, Coritiba x Grêmio; Wagner Magalhães-RJ, Palmeiras x São Paulo; Sandro Meira Ricci-SC, Corinthiansx Sport; João Batista Arruda-RJ,América MG x Cruzeiro; Igor Junio Benevenuto-MG, Internacional x Santos; Rodrigo Batista Raposo-DF. Boa sorte a todos e até sexta.