Flamengo x Santa Fé - Bora encaminhar a classificação na Libertadores, Mengão?

Com quatro pontos, equipe rubro-negra lidera Grupo 4, enquantos os colombianos estão em terceiro, com dois

Com quatro pontos, equipe rubro-negra lidera Grupo 4, enquantos os colombianos estão em terceiro, com dois

0002050308002 img

Rio de Janeiro, RJ, 17 (AFI) – O Flamengo tem uma chance de ouro para ficar ainda mais perto da classificação na Fase de Grupos da Copa Libertadores da América. Nesta quarta-feira, às 21h45, no estádio do Maracanã, o Rubro-negro Carioca recebe o Santa Fé, da Colômbia, pela terceira rodada do Grupo 4. Punido com dois jogos de portões fechados por conta dos incidentes quando do vice-campeonato da Copa Sul-Americana, o Fla não terá apoio da torcida.

No momento, o Mengão lidera a chave com quatro pontos. Fechando o G2, grupo das equipes que avançam às oitavas de final, está o River Plate, da Argentina, com dois pontos e dois gols marcados. Em terceiro e indo à Copa Sul-Americana, com a mesma pontuação do time hermano, mas com apenas um tento anotado, está o Leão Vermelho. Lanterna com um ponto, o Emelec vai dando adeus a qualquer tipo de sonho continental.

No treino aberto desta terça-feira, no Maraca, quase 46 mil torcedores do Flamengo compareceram (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

No treino aberto desta terça-feira, no Maraca, quase 46 mil torcedores do Flamengo compareceram (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

FANTASMA
Uma das equipes mais tradicionais do futebol brasileiro, o Flamengo tem sérias dificuldades em fazer boas campanhas no principal torneio das Américas. Em 13 participações, em somente três o Fla conseguiu ir bem. Vivendo seu período mais glorioso, conhecido como Era Zico, o Mengão foi campeão em 1981 e alcançou o triangular semifinal em 1982 e 1984 – neste último, sem o lendário camisa 10.

De lá pra cá, o melhor que a equipe rubro-negra conseguiu foi chegar às quartas de final (1991, 1993 e 2010). Além disso, caiu duas vezes nas oitavas (2007 e 2008). Por fim, foram incríveis cinco eliminações ainda na fase de grupos (1983, 2002, 2012, 2014 e 2017). Chegou a hora de mudar o cenário?

Rhodolfo não deve ir a campo (Foto: Twitter / CRF)

Rhodolfo não deve ir a campo (Foto: Twitter / CRF)

O MENGÃO!
O Flamengo tem importantes desfalques para a partida. Praticamente vendido ao São Paulo, o meia-atacante Éverton não vai a campo, fato que já havia acontecido no final de semana, no empate por 2 a 2 com o Vitória, na estreia do Campeonato Brasileiro. Outro que não deve disputar a partida é o zagueiro Rhodolfo, que está em reta final de tratamento de uma lesão na panturrilha direita. Dessa forma, Juan e Réver devem formar o miolo de zaga, enquanto Vinícius Jr. pode ser o ponta titular. No treino aberto desta terça-feira, no Maraca, quase 46 mil torcedores compareceram.

“A expectativa é a melhor possível. Muita dedicação, muita atenção, para aproveitarmos como o Paquetá aproveitou na primeira bola do jogo do final de semana. Com certeza vai ser um jogo muito difícil. Contra o Emelec e o River, eles jogaram de igual para igual. Na Libertadores, é preciso estar muito concentrado para sair vencedor”, disse o substituto de Éverton.

Santa Fé vive crise na temporada (Foto: Samuel Norato)

Santa Fé vive crise na temporada (Foto: Samuel Norato)

O LEÃO VERMELHO
O Santa Fé passa por uma profunda crise na atual temporada. Agustín Julio é o técnico interino: ele assumiu o Leão Vermelho após a demissão de Gregório Perez , no fim de semana. A equipe vive um péssimo momento no Campeonato Colombiano: são quatro empates e uma derrota em sequência. O volante titular Roa, e os laterais Balanta e Valencia, que eram dúvidas, não estão entre os relacionados e não poderão ser utilizados.

“Temos que tomar decisões, então, tomei essa decisão de trocar o professor. Vamos enfrentar o que vier, vamos colocar a equipe na linha. Com Agustín, vamos adiante. Tem vezes que as coisas não saem, mas só tenho a agradecer a Gregório”, afirmou o presidente César Pastrana após a decisão de trocar o comando técnico.