Flamengo x Corinthians - Quem bate? É a crise...
Rio de Janeiro, RJ, 08 (AFI) – O clássico das multidões, das maiores torcidas do Brasil pode confirmar a chegada da crise para Flamengo ou Corinthians na tarde deste domingo, às 16 horas, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Tanto Mengão, como Timão ainda não se encontraram na Série A. É verdade que os rivais já estiveram no G4, mas com tropeços e a inconstância fizeram com que cariocas e paulistas descessem na tabela.
Prova disso foi na última rodada. Enquanto o Flamengo caiu diante do surpreendente Goiás, por 3 a 2, em Goiânia, o Corinthians fez pior e perdeu para o ex-lanterna Náutico, por 1 a 0, em Recife. O Timbu não vencia a 13 jogos.
Os insucessos jogaram o time carioca para o meio da tabela, com 24 pontos. O alvinegro de Parque São Jorge, por sua vez, ainda ronda as primeiras colocações, com 25 pontos.Retrospecto!
Flamengo e Corinthians vão fazer o jogo d enumero 110 na história dos clubes. Até agora o Timão tem 42 vitórias, contra 23 empates e 44 triunfos do clube carioca num duelo que já soma 91 anos de existência. Ao todo, foram marcados 353 gols, sendo 172 a favor do Timão e 181 da equipe da Gávea.
Crise!
Na noite da última sexta-feira, integrantes da torcida organizada Pavilhão 9 picharam os muros do Parque São Jorge. Eles pediram a saída do diretor de futebol Mário Gobbi, além de “exigirem” a taça da Libertadores com a farse: “Libertadores é obrigação”.
O primeiro encontro aconteceu em 1º de dezembro de 1918, na época em que não haviam torneios nacionais, somente amistosos. E a partida terminou com vitória corintiana por 2 a 1 no estádio da Rua do Paysandu, no Rio de Janeiro.
Em Campeonatos Brasileiros, foram 45 confrontos e o equilíbrio se mantém: 15 vitórias dos corintianos, 13 empates e 17 derrotas. 56 tentos foram marcados pelo Timão e 68 pelo Mengo.
Histórico!
No próximo dia 15 de setembro, Corinthians e Flamengo farão um amistoso da paz na Palestina a pedido do Governo Federal. Porém, não será a primeira vez que os times duelam fora do país.
Em 1966, realizaram uma excursão pelas Américas onde disputaram quatro partidas: duas na Nicarágua, uma no Equador e outra na Guatemala. O alvinegro venceu três jogos e perdeu apenas um.
Gringo vira solução!
O meia Petkovic já agradou o técnico Andrade. Bastou o gringo fazer o que sabe contra o Goiás para chamar a atenção e virar a solução rubro-negra. Tanto é verdade que Pet será titular pela primeira vez em sua volta à Gávea.
“Ele que se escalou. Quem sou eu para deixá-lo fora? Seria uma grande injustiça mantê-lo no banco. O Pet é um grande jogador”, salientou o técnico Andrade.
O atacante Emerson, recuperado de lesão e que ficou de fora dos últimos dois jogos, também foi escalado no time principal. Com isso, Denis Marques ficou entre os reservas.
Novo Timão!
Com desfalques no ataque, o técnico Mano Menezes confirmou que vai escalar o Corinthians no esquema 4-4-2, abandonando momentaneamente o 4-3-3 utilizado nas campanhas vitoriosas do Campeonato Paulista e na Copa do Brasil.
A ausência do atacante Jorge Henrique, que está suspenso, além das contusões de Ronaldo (volta só em setembro) e Souza (passará 15 dias tratando de uma lesão no joelho direito), foi decisiva para a mudança. Assim, o Corinthians terá somente Dentinho e Henrique no ataque.
O novo esquema vai abrir mais uma vaga no meio-campo. Na teoria, os volantes Boquita e Moradei disputam o espaço de Jorge Henrique. Mas Mano Menezes pode surpreender e entrar com o garoto Jadson.
“A preocupação é com a armação de jogadas. Não adianta ter três atacantes para tentarmos ser ofensivos, se estamos com dificuldades de levar a bola até eles. Vou tentar encontrar um jogador que possa fazer armação com Edu e Elias”, explicou o treinador, ao anunciar a mudança no esquema tático do time.
Ficha Técnica
Flamengo x Corinthians
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro – RJ
Data: 09/08/2009
Horário: 16h
Árbitro: Evandro Rogério Roman – PR (FIFA)
Flamengo
Bruno; Welinton, Aírton e Angelim; Leonardo Moura, Willians, Kleberson, Petkovic e Everton; Emerson e Adriano.
Técnico: Andrade.
Corinthians
Felipe; Diogo, Chicão, Willian e Bruno Bertucci; Elias, Jucilei, Edu e Boquita; Dentinho e Henrique.
Técnico: Mano Menezes.






































































































































