Flamengo x Botafogo - Quem retornará em grande estilo ao Maracanã?

Faz três anos que os dois times não atuam no tempo sagrado

O clássico, marcado para as 18h30 e válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, vai marcar as "estreias" dos dois times no novo Maracanã. E a expectativa é de casa cheia

0002048089722 img

Rio de Janeiro, RJ, 27 (AFI) – Foram três anos longe, mas neste domingo Flamengo e Botafogo retornam ao templo sagrado do futebol. O clássico, marcado para as 18h30 e válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, vai marcar as “estreias” dos dois times no novo Maracanã. E a expectativa é de casa cheia, já que até a manhã da última sexta-feira haviam sido vendidos 32 mil ingressos.

O Mengo vinha de uma boa sequência até a última rodada, quando perdeu para o Internacional, por 1 a 0, em Porto Alegre, estacionando nos nove pontos. Existe até mesmo a possibilidade do time entrar na zona de rebaixamento dependendo de uma combinação de resultados. Por outro lado, o Botafogo está na parte de cima da tabela, com 16 pontos. A Estrela Solitária vem embalada pela complicada classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil, quando passou pelo Figueirense nos pênaltis.

O duelo entre Flamengo e Botafogo é conhecido como o “Clássico da Rivalidade” e já foi disputado 268 vezes, com vantagem rubronegra: são 99 vitórias contra 83 dos alvinegros. Além disso, aconteceram 86 empates.

0002048089722 img

Mengo está definido!
O Flamengo está definido para o clássico deste domingo, contra o Botafogo. Apesar da derrota diante do Internacional, o técnico Mano Menezes acredita que o time fez uma boa apresentação e por isso vai manter a base que iniciou a última partida. A única alteração está no meio-campo, com o retorno de Gabriel no lugar de Bruninho. Marcelo Moreno continua sendo o único homem no setor ofensivo.

Duas coisas chamaram a atenção no treinamento desta sexta-feira. O presidente Eduardo Bandeira de Mello esteve acompanhando todo o trabalho na beira do gramado. Já o lateral-esquerdo André Santos, recém contratado, participou de seu primeiro treinamento com os novos companheiros, mas ainda não está em suas melhores condições físicas. Melhor para João Paulo, que continua como titular.

“É um bom time, mas clássico é um jogo diferente. Não conta muito a posição na tabela. Temos que esquecer tudo e tentarmos ganhar o jogo. O Flamengo cresceu com o Mano Menezes. É muito importante trabalhar com um técnico que já foi de seleção”, comentou o zagueiro Gonzalez.

Mesmo time
Como os jogadores titulares foram poupados devido ao grande desgaste físico na partida diante do Figueirense, na última quarta-feira, o técnico Oswaldo de Oliveira realizou um trabalho apenas com os reservas nesta sexta-feira. A tendência é que ele mantenha o time que garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil.

0002048089724 img

“Não existe favoritismo, principalmente falando em duas grandes equipes, em clássico. Estamos em um grande momento, vamos procurar aproveitar para não deixar escapar a liderança. Nosso objetivo é buscar novamente. Vamos estudar o Flamengo para fazer um grande jogo e voltar à ponta”, avisou o goleiro Jefferson.

O clássico será especial para Oswaldo de Oliveira, que completará 100 jogos no comando do Botafogo. Até aqui, o treinador acumula 51 vitórias, 17 empates e 21 derrotas. “Não estou contabilizando, mas fazer 100 jogos pelo Botafogo é algo que me enche de orgulho e estimula muito a continuar fazendo, a dar continuidade ao trabalho”, afirmou o técnico.