Flamengo pede, prefeitura muda de posição e avaliará presença de público na final

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu nota nesta quinta deixando aberta a possibilidade; Posição anterior era de proibição

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu nota nesta quinta deixando aberta a possibilidade; Posição anterior era de proibição

0002050549149 img

Rio de Janeiro, RJ, 13 (AFI) – Após reafirmar que os jogos com torcida estão proibidos, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) admitiu, nesta quinta-feira, que irá avaliar a possibilidade, ao menos para o Campeonato Carioca. Em nota, o órgão afirmou que qualquer decisão ‘será baseada em critérios técnicos e científicos. Mesmo que aprovada, a decisão só valerá para o segundo jogo da final.

“Em reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para jogos futuros, o Flamengo se propôs a apresentar um protocolo de segurança para ser avaliado. Qualquer decisão que venha a ser tomada pela SMS será baseada em critérios técnicos e científicos, visando a proteção à vida e o controle da pandemia, e após análise criteriosa do Instituto de Vigilância Sanitária (IVISA) e do Centro de Operações de Emergência (COE COVID-19 Rio).”

REUNIÃO ENTRE FLA E PREFEITURA

O comunicado vem após reunião do Flamengo, maior interessado em contar com público, com a prefeitura, representados por Rodolfo Landim e Eduardo Paes, respectivamente. Fluminense, Botafogo e Vasco se mostraram contra a volta de público nos estádios.

0002050549149 img

SECRETARIA MUDOU DE POSIÇÃO

Nesta semana, o Flamengo já havia demonstrado a vontade de retorno do público. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) chegou a publicar uma resolução prevendo tal medida, que foi vetada pela própria SMS, por conta do Decreto Municipal 48.425, que suspende temporariamente a presença de público em Estádios e Ginásios Esportivos.

Há ainda uma decisão do Governo do Estado que permite jogos apenas para cidades com bandeira verde ou amarela em relação à pandemia, o que não é o caso da capital fluminense, que está na bandeira vermelha.

O Decreto Estadual 47.290 foi publicado em setembro de 2020 e vigora enquanto perdurar o Plano de Contingência adotado pela Secretaria de Estado de Saúde em decorrência da pandemia de covid-19.

DENTRO DE CAMPO

Nos gramados, Flamengo e Fluminense começam a decidir o título estadual neste sábado, 21h05, no Maracanã. O jogo de volta será no sábado seguinte, 22 de maio, no mesmo horário e local.

Botafogo e Vasco decidem o título de consolação da Taça Rio, que será mais um amistoso de luxo visando o Campeonato Brasileiro Série B, do qual os dois times são integrantes. O primeiro jogo será neste domingo, às 11h05, no Engenhão, e o segundo no sábado seguinte, 22 de maio, às 15h05, em São Januário.