Flamengo busca 10ª virada histórica na Copa do Brasil
Rubro-Negro já virou nove confrontos eliminatórios após derrota no jogo de ida.
Rubro-Negro já reverteu nove desvantagens na Copa do Brasil e tenta mais uma virada nesta quarta.
Rio de Janeiro, RJ, 6 (AFI) – O Flamengo vai em busca de mais uma reviravolta na Copa do Brasil nesta quarta-feira. O Rubro-Negro encara um desafio recorrente: nunca conseguiu avançar em um mata-mata depois de perder o jogo de ida no Maracanã. Porém, a equipe já virou o placar em nove das 17 vezes em que saiu atrás na história do torneio.
Entre os exemplos marcantes, o clube carioca reverteu desvantagens desde a década de 1990. Em 1993, perdeu por 3 a 2 para o Paysandu em Belém, mas devolveu com um 3 a 0 em Niterói, avançando até a semifinal. Em 1996, levou 3 a 2 do Internacional fora de casa, mas conseguiu fazer 3 a 1 no Maracanã e também chegou à semifinal, parando no Cruzeiro.
FLAMENGO E AS VIRADAS NA COPA DO BRASIL
O ano de 1997 trouxe novo sufoco: derrota para o Rio Branco-AC por 2 a 1 fora, mas goleada por 5 a 1 no Rio, com dois gols de Romário. O time foi vice-campeão naquela edição, perdendo para o Grêmio pelo critério do gol fora. Em 2003, o Flamengo perdeu o primeiro duelo para o Ceará por 1 a 0, mas devolveu o placar e passou nos pênaltis. Chegou novamente à final, sendo superado pelo Cruzeiro.
Em 2013, o Rubro-Negro caiu diante do Cruzeiro no Mineirão por 2 a 1, mas venceu por 1 a 0 no Maracanã e se classificou graças ao extinto gol fora, coroando a campanha com o título sobre o Athletico-PR. No ano seguinte, tomou 3 a 0 do Coritiba, mas devolveu o placar e avançou nos pênaltis. Naquela temporada, acabou eliminado pelo Atlético-MG na semifinal.
RETROSPECTO RECENTE DO RUBRO-NEGRO NO MATA-MATA
Em 2016, foi surpreendido pelo Confiança-SE no Batistão, mas fez 3 a 0 na volta e seguiu adiante, embora tenha tido sua pior campanha ao cair para o Fortaleza na fase seguinte. Já em 2022, o Flamengo perdeu para o Atlético-MG por 2 a 1 em Belo Horizonte, mas virou para 2 a 0 em casa com dois gols de Arrascaeta, no confronto conhecido como “jogo do inferno” pela torcida. O time foi campeão superando o Corinthians na final.
O último grande feito aconteceu em 2023, quando perdeu para o Maringá por 2 a 0, mas atropelou com um 8 a 2 no Maracanã. Quatro gols de Pedro e outros de Gabigol, Gerson, Thiago Maia e Cebolinha garantiram a classificação. O Flamengo, no entanto, ficou com o vice-campeonato após perder para o São Paulo na final.





































































































































