Flamengo 1 x 1 Botafogo - Empate nos acréscimos faz justiça no clássico carioca

Botafogo dominou primeiro tempo, mas Flamengo deu as cartas na etapa final. Placar foi justo

Um gol aos 49 minutos do segundo tempo, marcado por Elias, fez justiça ao esforço de Flamengo e Botafogo que empataram, por 1 a 1, no clássico deste domingo à noite, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pela nona rodada.

0002048090367 img

Rio de Janeiro, RJ, 28 (AFI) – Um gol aos 49 minutos do segundo tempo, marcado por Elias, fez justiça ao esforço de Flamengo e Botafogo que empataram, por 1 a 1, no clássico deste domingo à noite, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pela nona rodada. A vitória deixaria o Botafogo na liderança isolada e o Flamengo na zona do rebaixamento. Mas o gol nos acréscimos tirou a ponta do time botafoguenbse, livrou o Flamengo e , de quebra, empurrou o Fluminense para a zona de queda.

0002048090367 img

No final, o Botafogo nficou com 17 pontos, em terceiro lugar, atrás de Cruzeiro e Internacional, com 18 pontos cada. O Flamengo, com 10 pontos, ficou em 15.º lugar, abrindo a perpectiva para uma boa recuperação.

O jogo teve dois tempos distintos. No primeiro, só deu Botafogo, que teve no meia Seedorf a sua principal estrela. No segundo tempo, com o dedo do técnico Mano Menezes, o Flamengo melhorou e atuou melhor. Criou muitas chances, mas não chegou ao empate. Mais de 52 mil pagantes e uma renda superior a R$ 3 milhões.

Este jogo marcou o centésimo jogo do técnico Osvaldo Oliveira no comando do Botafogo. Frio, como sempre, ele comentou antes do jogo:

“É um orgulho muito grande e serve como estímulo para continuar minha carreira”.

PASSEIO DO BOTAFOGO
O primeiro tempo foi todo dominado pelo campeão carioca, que não sofreu marcação no meio-campo e ainda tinha facilidade para penetrar na defesa flamenguista, que não tinha a proteção desnecessária.

Além disso, o meia holandês Seedorf atuava livre e solto, sem marcação. De seus pés saiu o gol aos 21 minutos. O meia cobrou uma falta no lado direito da grande área à meia altura e na marca do pênalti o atacante Rafael Marques não deixou a bola cair. Ele bateu de primeira, mesmo tendo que escapar de dois marcadores. Um golaço.

Aos 28 minutos, Vitinho foi fominha. Ele começou a jogada do lado direito e entrou em diagonal, passando por dois adversários. Poderia fazer o passe, mas preferiu chutar e isolou a bola por cima. O Flamengo teve duas chances seguidas, aos 32 minutos, numa falta cobrada por João Paulo e que Jeferson mandou a escanteio e depois num chute de longe de Paulinho, mas por cima do travessão.

O Botafogo, porém, dominava o jogo e criou mais duas chances reais com Seedorf. Aos 34 minutos, ele dominou a bola na frente da área, fez o giro e bateu perto da trave. Aos 40 minutos, em falta ensaiada, Seedorf encobriu a barreira e a bola explodiu no travessão.

FLAMENGO VOLTOU COM TUDO

Depois de um primeiro tempo apático, com apenas duas finalizações, contra 12 do Botafogo, o Flamengo voltou completamente mudado do intervalo. O garoto Adrian e o volante Luis Antônio entraram, respectivamente, nos lugares de Gabriel e Diego Silva.

Além disso, o técnico Mano Menezes posicionou seu time mais à frente, apertando a marcação no meio-campo botafoguense e criando chances de gol. Aos 15 minutos, após um levantamento bem alto, a bola quicou na área e sobrou para o chute, de pé esquerdo de Adrian. A bola saiu forte, mas tocou de raspão no travessão e foi embora.

Depois disso, o Flamengo fez dois gols anulados por impedimento. No primeiro, aos 20 minutos, Adrian soltou bomba de fora e a bola explodiu no travessão. Na volta Elias bateu de primeira e marcou. Mas estava impedido. As imagens confirmaram isso.

MUITAS CHANCES
O segundo saiu aos 25 minutos, de novo com Elias. A bola foi e voltou duas vezes na pequena área e sobrou para a virada de Elias. O lance gerou polêmica, embora Elias estivesse antes voltado de impedimento. A alegação é de que a bola teria tocado no zagueiro Bolívar, o que tiraria o impedimento.

Antes disso, aos 21 minutos, o goleiro Jeferson fez um verdadeiro milagre após cabeçada à queima roupa de Gonzalez. O goleiro espalmou com uma manchete, normalmente vista em jogos de voleibol.

De tanto insistir, o Flamengo empatou. Após o levantamento da intermediária, Marcelo Moreno desviou de cabeça e a bola correu para a velocidade de Elias. Na linha da grande área ele bateu forte e venceu Jeferson. Festa em metade rubro-negra do Maracanã. No final, Elias brincou:

“Já dá para pedir gol no Fantástico, porque eu fiz três gols” (dois deles foram anulados por impedimento).

PRÓXIMOS JOGOS
O Flamengo, agora, vai tentar a reabilitação diante do Bahia, em Salvador, pela 10.ª rodada, quarta-feira, às 21h50, na Arena. E o Botafogo recebe o Vitória, quinta-feira, às 19h30, no Maracanã.