Flamengo 0 x 1 Vasco - Quem diria hein, Mengão...
Time cruzmaltino surpreende, domina e larga na frente na Copa do Brasil
Time cruzmaltino surpreende, domina e larga na frente na Copa do Brasil

Rio de Janeiro, RJ, 19 (AFI) – Pode aparecer clichê, mas para o futebol é a mais pura verdade. Em clássico não existe favorito. Mesmo. Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, em péssima fase técnica, o Vasco ganhou motivação extra na estreia do técnico Jorginho Campos e derrotou o Flamengo, por 1 a 0, no Estádio do Maracanã, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Os dois times voltam a se encontrar na próxima quarta-feira, às 22 horas, novamente no Estádio do Maracanã. Com a vitória, o Vasco pode até empatar que seguirá vivo na luta pelo título. Ao Flamengo, não resta outra alternativa senão vencer por dois ou mais gols de diferença.
Vale lembrar que, como as duas partidas entre as equipes serão disputadas no Maracanã, não há critério de gol qualificado. Assim, caso o Flamengo vença por um gol de diferença na próxima semana, a vaga será definida nos pênaltis.
O JOGO
O clima de rivalidade exacerbado nos dias que antecederam ao clássico teve reflexo em campo. Nos primeiros 15 minutos de partida, houve pouca produção ofensiva e muitas jogadas ríspidas, encontrões e discussões entre jogadores. Para se ter uma ideia, Julio dos Santos recebeu cartão amarelo logo no primeiro minuto. Ao todo, foram 12 amarelos e um vermelho (para Wallace) em todo o jogo.
Com a bola rolando, o Flamengo começou com mais volume de jogo. O time tinha Ederson e Everton procurando se aproximar da dupla Emerson e Guerrero, além de avanços tímidos de Pará e Jorge pelas laterais. Já o Vasco, mais acuado, era eficiente na defesa, ainda que sem conseguir sair jogando.
Foi só aos 15 que surgiu a primeira chance da partida. Guerrero recebeu passe curto dentro da área e ficou cara a cara com o goleiro Martín Silva. O atacante chutou rasteiro e o uruguaio fez grande defesa.

O lance acabou acordado o Vasco. Três minutos mais tarde, Nenê recebeu a bola dentro da área após grande jogada de Madson e, também de frente para o gol, chutou colocado para ótima defesa de Cesar. E, aos 22, foi a vez de Serginho cabecear rente ao poste direito após cobrança de escanteio.
Na etapa final o jogo voltou melhor. E o Vasco cresceu na partida, principalmente a partir de avanços pela direita. Foi por aquele setor que, aos 12, Riascos – em posição irregular – recebeu lançamento, foi à linha de fundo e rolou atrás para Jorge Henrique, que encheu o pé e mandou no ângulo: 1 a 0.
O Flamengo sentiu o gol. O time passou a apressar a saída de jogo e a errar passes no meio-campo. Para piorar, Wallace cometeu falta para evitar um contragolpe, tomou o segundo amarelo e acabou expulso aos 24. Mesmo perdendo, o técnico Cristóvão Borges se viu obrigado a tirar o meia Everton para recompor a zaga, colocando Samir em seu lugar.
A partir daí o jogo ficou franco. Os dois times tiveram boas investidas, mas poucas chances claras de gol. O Flamengo até teve a oportunidade de igualar nos minutos finais, em jogada de Emerson e Guerrero, mas a defesa do Vasco trabalhou bem e garantiu a vitória.






































































































































