Final de 77: Polozzi - Não vencer foi melhor para a Ponte

Polozzi 150Campinas, SP, 11 (AFI) – “Fico pensando hoje em dia e tenho certeza que o vice-campeonato foi até melhor do que se tivéssemos sido campeões”. Foi com essas palavras que o zagueiro Polozzi (foto) relembrou o grande jogo contra o Corinthians, na final do Campeonato Paulista de 1977, quando o Timão venceu a Macaca, por 1 a 0, e quebrou um tabu de 23 anos sem um título Paulista.

Trabalhando atualmente em Curitiba, no comando do elenco do Real Brasil, Polozzi atendeu ao Futebol Interior e, com muita calma e até com uma certa nostalgia, foi relembrando passo-a-passo aquele dia fatídico. Segundo o atual treinador, o clima estava tranqüilo e a confiança na conquista do título era total.

“A Ponte Preta tinha um ótimo time, que vinha se apresentando bem em todas as partidas, por isso, não poderíamos pensar em outra coisa, senão levar o título do Morumbi naquele dia”.

Polozzi relembrou também o quanto o clima entre os jogadores estava bom.

“Conversavamos todos os dias e apesar do nervosismo de enfrentar o Corinthians, o clima estava muito tranqüilo”, explicou o defensor da Ponte. Ele disse também o que quis dizer sobre ter sido melhor perder do que ganhar.

“Hoje, somos lembrados por termos feito parte daquela final, mas tenho certeza que se tivessemos ganhado, ninguem saberia quem sou eu ou qualquer outro que tenha jogado”, disse, tomando como exemplo o Bragantino e a Inter de Limeira.

“Esses dois clubes foram campeões e ninguem se lembra nem em que ano isso aconteceu”.

De volta à Ponte Preta
Polozzi 0003 130O comandante colocou a final, ao lado de sua participação na Copa do Mundo, em 1978, como os principais marcos da sua vida dentro do esporte. Hoje, seu maior sonho é voltar a Ponte Preta e trabalhar como treinador, e quem sabe, ganhar o título que não conseguiu em 1977.

“Tenho muita vontade de comandar aquele time onde tive muitas felicidades. Quem sabe não me redimir com a torcida e conquistar o título que não conseguimos naquele ano”, finalizou.

Perfil
Nome:
José Fernando Polozzi
Nascimento: 01/10/1955, em Louveira-SP
Clubes: Araçatuba, Bandeirante, Bangu, Botafogo-SP, Operário, Palmeiras, Ponte Preta, Seleção Brasileira, Tiradentes e Toledo.