Filme que mostra a 'invasão' da torcida do Corinthians em 1976 é lançado em São Paulo
O documentário, produzido pela Canal Azul em coprodução com a ESPN, será exibido nos cinemas da capital e interior de São Paulo
O documentário, produzido pela Canal Azul em coprodução com a ESPN, será exibido nos cinemas da capital e interior de São Paulo
Campinas, SP, 30 (AFI) – Em 5 de Dezembro de 1976, há 40 anos, o Corinthians vivia um dos momentos mais marcantes e gloriosos de sua história: a Fiel Torcida Corinthiana invadiu a cidade do Rio de Janeiro para acompanhar a semifinal do Campeonato Brasileiro. O fato, conhecido como Invasão Corinthiana, é o tema do filme ‘’1976 – O Ano da Invasão Corinthiana’’, produzido pela Canal Azul em coprodução com a ESPN e dirigido por Ricardo Aidar e Alexandre Boechat. A estreia ocorre em 29 de setembro em cinemas da capital paulista e cidades do interior do estado de São Paulo, como Campinas e São José do Rio Preto.
O documentário traz depoimentos de jornalistas e ex-jogadores, além de torcedores que participaram desta invasão. Um grupo de amigos reviveu a emoção de refazer o trajeto Rio/São Paulo, em uma Kombi, junto com o goleiro Tobias, um dos heróis do jogo, contando a situação do clube na década de 70. Na data do acontecimento, o time estava há 22 anos sem ganhar títulos e com elenco considerado mais frágil que o adversário, e com o agravante da partida ocorrer no Maracanã, contra o Fluminense, conhecido, na época, como Máquina Tricolor.
Apesar de o grande protagonista ser a torcida alvinegra, o filme tem entre os destaques o depoimento do ex-jogador Roberto Rivellino. O ex-atleta jogou no Corinthians entre as décadas de 60 e 70, porém, em 1975, foi contratado pelo Fluminense, participando da partida contra o clube paulistano. Ainda assim, é considerado pela torcida um grande ídolo, sendo o clube onde marcou o maior número de gols da sua carreira. Além de Rivellino, pode-se esperar depoimentos de Basílio, Geraldão, Tobias, Zé Maria e Givanildo de Oliveira. ‘’1976 – O Ano da Invasão Corinthiana’’, além de documentar o inesquecível dia, explica, sem dúvidas, o motivo pelo qual a torcida do Corinthians é chamada de ‘’Fiel’.
PRODUÇÃO DO FILME
A produção durou cerca de quatro anos para ser concluída e contém imagens inéditas dos corinthianos fazendo fila na Via Dutra, ocupando a orla do Rio de Janeiro e festejando o time que ficou concentrado no Hotel Nacional.
O filme contou com patrocínio de Besni, Brahma, Nacional Tubos e UOL, além do apoio da Ancine (Agência Nacional de Cinema), Proac, Governo do Estado – Secretaria da Cultura e BNDES.
Sobre o Canal Azul
A produtora Canal Azul foi fundada em 1995, quando lançou a série DiveAdventures, em coprodução com a GNT/Globosat. Apresentada por Lawrence Wahba, filmada em 13 países e exibida em mais de 30, a série realizou uma imersão no mar e na cultura de diversos locais do planeta. A produção obteve a prioridade mundial para documentar a reabertura do Atol de Bikini, 50 anos após os testes nucleares norte-americanos.
Com esta realização, a Canal Azul se tornou uma das pioneiras na internacionalização de conteúdo brasileiro. Obtendo destaque internacional por seu trabalho, o grupo fechou uma parceria que dura até hoje com a Natural History New Zealand, uma das maiores produtoras de natureza do mundo sediada na Nova Zelândia, com a qual realizou coproduções de documentários premiados mundialmente como: Pantanal, SpinnerDolphins e SharkRebbelion. Os dois primeiros em coprodução com o NationalGeographic e o último com o Discovery Channel.
No Brasil, a qualidade das produções foi reconhecida e ganhou destaque em programas de grande audiência, como Fantástico, Globo Repórter, Domingo Espetacular e Domingão do Faustão.
Detentor de um dos maiores acervos independentes de natureza da América Latina, o Canal Azul adaptou seu conteúdo para o público infantil, realizando projetos como Histórias da Natureza, GlubGlub e Zeca e Juca, que foram veiculados, respectivamente, na Rede Record, TV Cultura e Rede Globo. O Canal Azul também desenvolveu parcerias com TVs públicas e educativas, como a TV Cultura e a extinta TVE, atual TV Brasil, com as quais produziu diversas séries. Obteve destaque a série Chasing Che: LatinAmericaon a Motorcycle, que teve coprodução com o NationalGeographicChannel e exibição na TVE.
ATUALMENTE
Hoje, o grupo continua desenvolvendo conteúdo infantil, como as séries O Mestre e o Muriqui e Hora de Comer, no ar pelo Canal ZooMoo. As séries, voltadas para crianças na fase pré-escolar, aliam bonecos manipulados pela equipe do renomado diretor de bonecos Fernando Gomes (“Cocoricó”) e imagens dos mais belos biomas brasileiros. Os personagens foram desenvolvidos e patenteados pela produtora. O acervo da produtora também foi explorado na web, com os portais Canal Azul TV e Rede Ambiente, que somaram milhões de acessos.
A partir de 2009, mirando os grandes eventos esportivos do Brasil, o Grupo Canal Azul abriu uma divisão de esportes. Desde então, lançou 4 filmes do S. C. Corinthians Paulista; 23 Anos em 7 segundos, Todo Poderoso, 4 x Timão e Libertados; dois filmes do Santos Futebol Clube; 100 Anos de Futebol Arte e Meninos da Vila; e dois da Sociedade Esportiva Palmeiras, 12 de Junho de 93 e Campeão do Século. Estes filmes venderam mais de 300 mil DVDs e foram distribuídos em TV fechada e TV aberta, além da exibição nas novas arenas do futebol. A Canal Azul também produziu a série oficial do centenário da Seleção Brasileira no ano em que o Brasil recebeu a 20ª Copa do Mundo da FIFA. Na série 100 anos de Seleção Brasileira figuram grandes nomes do esporte, imagens raras, inéditas de acervos históricos e imagens oficiais da FIFA. A série foi exibida no NationalGeographicChannel e no FOX Sports.
Ainda nos esportes, a saga das Olimpíadas de 1968 também foi documentada em umdocumentário de 52 minutos, A Última Olimpíada Livre, que foi convidado a participar da abertura do programa Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, realizado pelo Petrobras em parceria com a ESPN. Para dirigir todas essas histórias, a Canal Azul chamou craques do cinema, como Katia Lund, Lina Chamie, Hugo Giorgetti e Di Moretti.
Além do crescimento da temática esportiva e das produções infantis, a vocação para a história natural continua. Neste ano, merece destaque a parceria com a francesa BonnePioche – ganhadora de Oscar com A Marcha dos Pinguins – com quem foi realizada a coprodução Todas as Manhãs do Mundo, longa-metragem e série filmados com câmeras de altíssima resolução que mostram o alvorecer nos mais remotos cantos do planeta.
Nos últimos anos, o grupo investiu não só em equipamentos e infraestrutura, mas também em recursos humanos e projetos que englobam plataformas digitais e aplicativos. Para isso, a Canal Azul firmou parceria com a empresa DJ Digital, responsável pelos aplicativos da rede SESC-SP. Tais plataformas incluem as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e canais no Youtube), desenvolvimento de sites exclusivos para os projetos audiovisuais e aplicativos para smartphones e tablets.
Sobre Ricardo Aidar
Formado em Administração de Empresas pela FGV, Ricardo Aidar é sócio-fundador da produtora Canal Azul. No passado, foi diretor e fundador da BPITV (Associação Brasileira das Produtoras Independentes de Televisão).
Como produtor executivo, atuou em mais de 30 obras destacando ‘’Rebelião de Tubarões’’, exibido no Discovery Channel e vencedor do prêmio de melhor documentário no festival da Amazônia, ‘’SpinnerDolphins’’, ganhador da Palma de Bronze no festival de Antibes na França, a série ‘’Todas as manhãs do Mundo’’, em parceria com a produtora BonnePioche, o longa metragem ‘’Crianças Invisíveis’’, em coprodução Gullane Filmes, além de séries como ‘’O Continente Gelado de Amyr Klink’’, ‘’Pelos Caminhos de Che’’ e ‘’AcrosstheAmazon’’, em coprodução com o Canal NationalGeographic.
Em 2010, realizou sua primeira direção com o documentário longa-metragem ‘’Todo Poderoso: o filme – 100 anos de Timão’’, com distribuição da Fox Filmes do Brasil. Em 2001, dirigiu ‘’Águas do Brasil’’, documentário com 72 minutos exibido na TV Cultura. Já em 2012, dirigiu ‘’O Mestre e o Murique’’, uma série de 60 episódios com 26 minutos, exibido no canal infantil ZooMoo. Recentemente, em 2013, fez a direção geral de ‘’100 anos de Seleção Brasileira’’, série com 5 episódios exibidos na Fox e NatGeo, sendo finalista do prêmio APCA. E em 2014, ‘’Libertados’’, documentário de 90 minutos em parceria com a Rede Globo de Televisão.
Sobre Alexandre Boechat
Formado em Publicidade e Propaganda pela ECA/SP, Alexandre Boechat transitou por diversas áreas de produção artística digital até se estabelecer como montador de vídeo e cinema, além de coordenador de produção. Em seu currículo soma-se comerciais, programas de TV, videoclipes e trabalhos de ficção. Destacam-se o curta ‘’Landau 66’’, de Fernando Sanches, premiado melhor montagem em 16mm no Festival de Brasília de 2008, ‘’A Hora e a Vez de Augusto Matraga’’, de Vinícius Coimbra, indicado como melhor montagem ao Prêmio do Cinema Brasileiro 2016, e ‘’Estação Liberdade’’, de Caíto Ortiz. Em 2014, dirigiu a série ‘’100 Anos de Seleção Brasileira’’, produzida pela Canal Azul e indicada ao prêmio de melhores do ano pela APCA. Neste ano (2016), co-dirigiu os documentários ‘’1976 – O Ano da Invasão Corinthiana’’ e ‘’85 Anos de São Paulo’’.
Sobre a trilha sonora – Marcos Azambuja
Marcos Azambuja é compositor e produtor musical, além de sócio-diretor da Ganzah Produtora de Áudio, em São Paulo. Bacharel em Música Popular pela UNICAMP,foi sócio de Fernando Barboza e André Hosoi (dos Barbatuques),entre 1994 e 2005, na escola de música Auê. Com trilhas sonoras trabalha desde 1997, e, pela Ganzah, criou trilhas para publicidade, internet, documentaries e ficção. Em 2012 ganhou o troféu Kikito no 40º Festival de Cinema de Gramado pela categoria melhor trilha sonora e melhor curta metragem pelo filme ‘’Funeral À Cigana’’, de Fernando Honesko.
Sobre a ESPN
A ESPN chegou ao país em 1989 e foi o primeiro canal de esportes da TV paga brasileira. Em 1995 a empresa criou o canal ESPN Brasil. Em abril de 2009, lançou o ESPN HD, em alta definição, que a partir de julho de 2012 passou a se chamar ESPN+, com uma programação diferenciada. As atividades da ESPN Internacional incluem televisão, rádio, impresso, internet, banda larga, internet sem fio, produtos de consumo, e gestão de eventos.
A empresa mantém escritórios e/ou instalações de produção em locais-chave de todo o mundo incluindo Bangalore, Bristol (EUA), Buenos Aires, Cidade do México, Hong Kong, Londres, Miami, Melbourne, Mumbai, New York, Rio de Janeiro, São Paulo, Sidney e Toronto. Desde 1983, ESPN (originalmente fundada em Bristol, Connecticut, em 1979) tem crescido ao redor do mundo, se estabelecendo como a marca líder mundial em esportes. A filosofia da empresa de crescimento global é a de sempre servir aos fãs do esporte e ser relevante localmente, com conteúdo e produtos que preencham sua grande paixão e dedicação.
Ficha Técnica
Direção:Ricardo Aidar e Alexandre Boechat
Roteiro:Ricardo Aidar e Alexandre Boechat
Produção: Canal Azul
Coprodução: ESPN
Produção Executiva:Renata Rudge e Sylvio Rocha
Direção de Produção: Marcela Coelho
Montagem: Caio Rodriguez e Alexandre Boechat, AMC
Direção de Arte: Flávio Reis
Trilha Sonora: Marcos Azambuja
Edição de som e Mixagem: YB Music
Finalização: Zumbi Post
Distribuição: Conexão Cultural
Patrocínio: Besni, Brahma, Nacional Tubos e UOL
Data de realização: 2016
Duração: 90 minutos
Apoio: Ancine (Agência Nacional de Cinema), Proace, Governo do Estado – Secretaria da Cultura e BNDES.
Locais de exibição:
Cinearte – Conjunto Nacional / Av. Paulista, 2073, São Paulo – SP
Sessões: 14h / 16h / 18h / 20h
Cinépolis – Shopping Metrô Itaquera / Av. José Pinheiro Borges, s/n – Itaquera, São Paulo – SP
Sessões: 14h45 / 17h / 19h45 / 22h
Cinépolis – Campinas Shopping / Rua Jaci Teixeira Camargo, 940 – Jardim do Lago, Campinas – SP
Sessões: 15h30 / 18h / 20h15
Cinépolis – Plaza Shopping São José do Rio Preto – Av. José Munia, 4775 – Jardim Redentor, São José do Rio Preto – SP
Sessões: 15h / 17h15 / 19h45 / 22h15





































































































































