Fifa se pronuncia oficialmente sobre o caso de Robinho
Nesta quinta-feira, a entidade máxima do futebol admitiu publicamente, pela primeira vez, que tenta utilizar sua força política para solucionar a questão, mas não disse ter autorizado o Real a ficar com o atacante para a disputa da última partida do campeonato espanhol como foi noticiado pela imprensa espanhola na última quarta-feira.
Teresópolis, RJ, 13, (AFI) – O “caso Robinho” está dando o que falar nos últimos dias e a briga entre a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o Real Madrid pelo jogador está sendo seguida de perto pela Fifa. “A Fifa sabe da situação de muitos jogadores sul-americanos que jogam em equipes espanholas e precisam da liberação para a Copa América. Já fomos contatados por clubes e associações nacionais, como a CBF, a respeito desse assunto”, afirmou Andréas Herren, chefe do departamento de comunicação da Fifa.“Por enquanto, o que podemos dizer é que mantemos contato com todos os envolvidos para encontrar uma solução interessante para todos”, finalizou Herren.
A CBF anunciou nesta quinta-feira que a situação de Robinho ainda é a mesma, mas que nas próximas horas pode ser definido o caso. A entidade também disse que o lateral-direito não recebeu a liberação para disputar a decisão da Copa do Rei da Espanha pelo Sevilla, no dia 23.O Real Madrid faz questão de ter Robinho para disputar a última partida do campeonato espanhol no próximo domingo, em casa, onde o time merengue precisa de uma vitória contra o Mallorca por qualquer resultado para levantar a taça. O Real não conquista esse título desde 2003.
Reunião em MadriSegundo regras da Fifa, o jogador convocado deve ser cedido pelo clube que defende para jogar pela seleção nacional pelo menos 14 dias antes do início de alguma competição oficial. Seguindo essa regra, Robinho precisaria ter se apresentado à Seleçao Brasileira até a última quarta-feira, 14 dias antes do primeiro jogo da seleção na Copa América da Venezuela.
Robinho participou nesta quinta-feira de uma reunião em Madri com a cúpula e os advogados do clube merengue para discutir soluções para o polêmico assunto. Wagner Ribeiro, agente do atacante, também esteve no encontro, no Estádio Santiago Bernabéu.
No meio dessa confusão toda, a CBF alega que os documentos referentes à não-apresentação do jogador foram enviados à Fifa na tarde da última quarta-feira, e, sendo assim, a entidade só poderia se posicionar sobre o assunto a partir desta quinta-feira. Isso porque o expediente de trabalho europeu termina em torno das 14h de Brasília. Por isso, os dirigentes da CBF negam que o Real já tenha conseguido liberar Robinho, rumor que veio da Espanha.





































































































































