Fifa Bola de Ouro 2012: Neymar não repete o feito e perde prêmio Puskas

Miroslav Stoch desbancou o brasileiro e o colombiano Falcão Garcia

0002048031736 img 1

Campinas, SP, 07 (AFI) – O momento mais aguardado para o futebol brasileiro no Fifa Bola de Ouro 2012 era o prêmio Puskas. O santista Neymar estava entre os integrantes, por ter marcado um belo gol diante do Internacional. Porém, não foi a jóia do Peixe o ganhador do prêmio e sim Miroslav Stoch (foto), do Fenerbahce-TUQ.

0002048031736 img

O eslovaco foi o vencedor por ter feito um gol de volêio, ao pegar de primeira uma cobrança de bola parada do brasileiro Alex. O jogador, que recebeu o prêmio por Valderrama, desbancou além de Neymar, o atacante Falcão Garcia.

Na edição anterior do prêmio, Neymar ganhou com o gol que fez num histórico jogo entre Santos e Flamengo, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão de 2011. Apesar da vitória flamenguista por 5 a 4, aquela partida ficou marcada pela jogada do atacante santista, que aplicou uma sequência de dribles até finalizar o lance com extrema categoria.

O outro gol finalista do prêmio Puskas de 2012 também contou com uma participação brasileira. Após uma cobrança de escanteio feita pelo meia Diego, Falcao Garcia acertou uma bicicleta quase na linha da grande área e mandou no ângulo, marcando para o Atlético de Madrid num amistoso contra o América de Cali, disputado no dia 19 de maio, na Colômbia.

Assim, já são quatro vencedores diferentes em quatro edições do prêmio Puskas. O primeiro a ser eleito foi o português Cristiano Ronaldo, quando ainda estava jogando no Manchester United, em 2009. Depois, foi a vez do turco Hamit Altintop, pela seleção da Turquia em 2010. Aí, veio a vitória de Neymar em 2011. E agora o escolhido foi Miroslav Stoch.