Fifa abre processo e suspende treinadores e dirigente por abuso sexual
Treinadores e dirigente foram suspenso e recebem processo da Fifa por abuso sexual
Fifa abre processo e suspende treinadores e dirigentes do gabonenses por abuso sexual e exploração com atletas menores de idade
Campinas, SP, 3 – Após denúncias, a Fifa iniciou um processo formal e suspendeu provisoriamente três treinadores e um dirigente do Gabão, acusados de exploração e abuso sexual de menores. Ainda em 2021, a Comissão de Ética da entidade iniciou procedimentos preliminares, diante das acusações.
EX-TREINADOR SUB-17
Patrick Assoumou Eyi, ex-treinador da seleção sub-17 do Gabão, recebeu investigações já no ano passado, diante das suspeitas, mas nesta terça-feira a Fifa informou que outros três integrantes do futebol no país também vão entrar no processo. São eles: Serge Ahmed Mombo, presidente da liga gabonesa, Triphel Mabicka e Orphée Mickala, estes técnicos de futebol no país.
Em dezembro, o jornal inglês The Guardian revelou o caso envolvendo Eyi. De acordo com as vítimas ouvidas pela matéria, o ex-treinador chamava sua casa de “Jardim do Éden”. O ex-treinador, que atraiu os jovens, é acusado de estupro de vulnerável.

FIFA SUSPENDEU POR 90 DIAS
Todos receberam suspensões provisórias de 90 dias, não podendo participar de nenhuma atividade relacionada ao futebol, administrativa ou de caráter esportivo, nesse período. A pena vale tanto no âmbito nacional quanto no internacional.
“Essas sanções foram impostas em conexão com investigações criminais em andamento”, afirmou a Fifa, em comunicado. A Comissão de Ética recebeu denúncias do sindicato global de jogadores FIFPRO, que disse que o abuso de meninos menores de idade no Gabão estava “profundamente enraizado” no futebol local e era “um segredo aberto que não foi abordado por anos”.
Eles também alegaram que pessoas “com laços estreitos” com a federação do Gabão fizeram ameaças a jogadores e testemunhas durante a investigação. O Gabão é o mais recente país investigado por abuso sexual sistemático pela Comissão, que já baniu membros no Afeganistão e Haiti.
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Futebol Mundo
Inter de Milão bate Bologna, ultrapassa o Milan e retoma a liderança do italiano
04/01/2026 -
Futebol Mundo
Vini Jr. é vaiado de novo pela torcida do Real Madrid, mas é defendido por Xabi Alonso
04/01/2026 -
Futebol Mundo
City sofre empate do Chelsea no final e vê o líder Arsenal abrir vantagem na Premier League
04/01/2026 -
Futebol Mundo
ESPANHOL: Real Madrid goleia Betis com hat-trick de atacante da base
04/01/2026





































































































































