Fifa abre investigação e pode punir seleção mexicana por gritos homofóbicos

A Fifa já chamou a atenção das autoridades mexicanas pela primeira vez em 2014, na Copa do Mundo

A Fifa já chamou a atenção das autoridades mexicanas pela primeira vez em 2014, na Copa do Mundo

0002050538239 img

Campinas, SP, 27 – A Fifa, entidade que comanda o futebol no mundo, declarou a abertura de um inquérito oficial para investigar cantos homofóbicos que foram ouvidos durante a partida entre México e República Dominicana, no dia 18 de março, válida pela Classificatória Olímpica da Concacaf, instituição que cuida do futebol na América do Norte, Central e Caribe).

“A Fifa confirma a abertura de um procedimento disciplinar contra a FMF devido aos incidentes discriminatórios”, afirmou a entidade máxima do futebol em comunicado oficial. Os gritos homofóbicos também foram ouvidos em jogo do México contra os Estados Unidos, no dia 24 de março, mas a Fifa ainda não decidiu se também abrirá uma investigação para analisar este segundo caso.

O incidente com a seleção norte-americana aconteceu no segundo tempo do duelo, após um breve desentendimento entre o goleiros dos EUA, David Ochoa, e o zagueiro mexicano, Alejandro Mayorga. O arqueiro seguiu para uma cobrança de falta quando foram ouvidos das arquibancadas os gritos de cunho homofóbicos.

Ochoa esteve envolvido na confusão que gerou os gritos homofóbicos

Ochoa esteve envolvido na confusão que gerou os gritos homofóbicos

As punições variam desde uma multa aplicada à FMF (Federação Mexicana de Futebol) até a perda dos três pontos conquistados com a vitória por 4 a 1. Caso o México de fato perca tal pontuação, o resultado será revertido para 3 a 0 para os dominicanos.

A diferença na pontuação e, consequentemente, no saldo de gols, empurraria a seleção do México para o segundo lugar do Grupo A, e seu adversário na semifinal do torneio passaria a ser Honduras, e não mais o Canadá.

A Fifa já chamou a atenção das autoridades mexicanas pela primeira vez em 2014, na Copa do Mundo realizada no Brasil. Na ocasião, apenas advertências foram feitas. A Classificatória Olímpica da Concacaf acontece em Guadalajara, no México, e conta com uma presença limitada de torcedores em razão da pandemia de covid-19.