FI no Pleno: Presidente do STJD comenta o resultado do julgamento do Betim

Flávio Zveiter deu entrevista à Rádio Central de Campinas logo após o julgamento

Em entrevista a rádio Central de Campinas, o presidente do STJD, Flávio Zveiter, comentou o julgamento desta quinta-feira e não descartou a possibilidade de o Betim ainda perder os seis pontos na competição.

0002048108301 img

Rio de Janeiro, RJ, 19 (AFI) – O Betim conseguiu sair como vitorioso do julgamento no STJD nesta quinta-feira. Ainda que o clube tenha sido multado em R$15 mil e o presidente Itair Machado seja obrigado a deixar a presidência do clube, o time mineiro permanecerá na disputa do Campeonato Brasileiro da Série C deste ano e mais, poderá não perder os seis pontos determinados pela Fifa.

Em entrevista a rádio Central de Campinas, o presidente do STJD, Flávio Zveiter, comentou o julgamento desta quinta-feira e não descartoua possibilidade de o Betima inda perder os seis pontos na competição. Segundo o presidente, se a justiça comum determinar que o Betim deve ser punido, como quer a Fifa,e ntão não caberá mais ao STJD julgar o caso.

0002048108301 img

“O STJD entendeu que a ida do Betim à justiça comum não foi uma afronta a legislação nacionalq eu diz que o clube só pode ir a justiça comum após esgostar todas as instâncias esportivas”, disse o Zveiter. “O Betim não vai perder seis pontos. O Betim foi punido pela Fifa por um valor X que ele deveria pagar pela transferência de um jogador e contra a decisão da entidade, o Betim entrou com ação na Corte Especial do Esporte, que manteve a decisão. Como o Betim não pagou, veio uma determinação da Fifa encaminhada para a CBF para que o Betim perdesse seis pontos e a CBF obedeceu. Depois o betim entrou na justiça comum e os pontos foram devolvidos. Cabe a justiça comum detreminar seo Bertim perderá os pontos ou não”, explicou.

Entenda o Caso
Em decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o clube mineiro foi excluído por ter entrado na Justiça Comum contra uma decisão da FIFA e do CAS (Tribunal Arbitral do Esporte) pela perda de seis pontos referente a uma dívida com o Nacional da Ilha da Madeira, de Portugal, pela transferência do lateral Luisinho, em 2006.

O Betim tem uma dívida com o time português desde os tempos em que se chamava Ipatinga e tinha sede em outra cidade de Minas Gerais, localizada no Vale do Aço. O Nacional recorreu à FIFA para receber o valor, que não foi revelado, e a entidade máxima e o CAS recomendaram à CBF a perda de seis pontos aos mineiros, no dia 21 de agosto.

Mas os mineiros recorreram na Justiça Comum, que conceu uma liminar ao Betim (Clique e confira a liminar da Justiça Comum). Esta é uma decisão parcial da Justiça Comum, que pode ser cassada a qualquer momento. A liminar é apenas para aguardar o julgamento final do mérito.

Com o aparecimento desta liminar, a CBF comunicou à FIFA e ao CAS que estava impossibilitada de fazer isto, pois o clube de Minas Gerais havia tido parecer favorável na a Justiça Comum. A Fifa então ordenou à CBF a denunciar o Betim ao STJD por ter entrado na esfera comum. Sendo assim, o clube foi excluído na última segunda-feira e recorreu à sentença na quarta-feira.