FI marca presença na 40ª edição do Congresso da Associação dos Cronistas Esportivos

O Congresso, que acontece todos os anos, mais uma vez foi em João Pessoa

Mais de 100 cronistas esportivos de todo o Brasil participaram na Paraíba da 40ª edição do Congresso Brasileiro da Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil. O evento foi realizado em João Pessoa entre os dias 26 e 29 de março

0002048173122 img

João Pessoa, PB, 31 (AFI) – Mais de 100 cronistas esportivos de todo o Brasil participaram na Paraíba da 40ª edição do Congresso Brasileiro da Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil. O evento foi realizado em João Pessoa entre os dias 26 e 29 de março, no Hotel Tambaú, e teve apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

0002048173122 img

O congresso da Abrace é realizado anualmente e neste ano a cidade de João Pessoa (PB) foi novamente sede do evento, após uma disputa acirrada com Porto Alegre. “Durante o congresso de 2013, a capital paraibana disputou contra Porto Alegre para saber quem seria a sede em 2014. Depois do pleito conseguido para a Paraíba, o Governo do Estado será o grande parceiro desse evento”, disse o presidente da Associação Cronistas Esportivos da Paraíba (Acep), João Camurça.

A ABRACE continua forte e reconhecida pela AIPS, que esteve participando através do seu presidente Gabriel Cazenave que inclusive afirmou em Manaus e reafirmou agora em João Pessoa, que no Brasil a AIPS só reconhece a ABRACE como única entidade representativa da imprensa esportiva brasileira.

Devido a enfermidade ainda não recuperada totalmente, o presidente Aderson Maia não participou do Congresso que foi dirigido pelo 1° vice-presidente Afonso Alberto, de Minas Gerais, mas deixou sua mensagem gravada que foi apresentada na abertura dos trabalhos.

O secretário Tibério Limeira da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).justificou a importância do apoio e disse que o evento ajudará no desenvolvimento do turismo no Estado. “Em ano de Copa do Mundo, cerca de cem formadores de opinião de vários veículos de todo o Brasil estiveram em João Pessoa debatendo os assuntos ligados à crônica e, com isso, conhecendo os pontos turísticos. O Governo do Estado deu todo o apoio, pois depois de dez anos, a Paraíba sediou o congresso mais importante do país envolvendo jornalistas esportivos”, frisou Tibério.

Foram discutidos importantes assuntos visando novos rumos para Entidade máxima da Imprensa Esportiva.

A delegação de Alagoas, por exemplo, é liderada pelo presidente da ACDA, radialista Jorge Lins. defendeu inclusive a necessidade de que as associações de cronistas esportivos do País se engajem na luta por um tratamento digno e respeitoso para todos os profissionais de imprensa que atuam na cobertura de campeonatos nos estádios.

A questão, segundo Jorge Lins, é que em algumas praças esportivas os profissionais de imprensa visitantes são maltratados e quase impedidos de trabalhar por gestores de federações e de estádios de futebol. Ele disse no congresso que os profissionais de Alagoas já enfrentaram muitos problemas em estádios nordestinos e praticamente não tiveram apoio dos demais companheiros das praças esportivas em que visitaram.

Destacou que a ACDA em Alagoas recebe todos os visitantes com toda cortesia e lhes garante a estrutura necessária para o bom desempenho das funções de cada um. No entanto, essa reciprocidade não é verdadeira em alguns Estados, inclusive em praças nordestinas.

A próxima séde do Congresso na ABRACE será Maceió, Capital de Alagoas em Agosto do próximo ano. Sobre os débitos de algumas associações estaduais para com a ABRACE, ficou decidido por votação unânime, que após 30 dias serão ajuizadas ações para a cobrança de tais débitos que somam mais de 100 mil reais.

O Porta Futebol Interior acompanhou os debates de João Pessoa e reconheceu a luta e o trabalho do Presidente da Associação local, João Camurça, que não mediu esforços para o êxito do evento que terminou no sábado 29.