FI HISTÓRIA! Saiba como foi o acesso do Velo Clube à primeira divisão paulista há 45 anos

O Velo Clube pode conquistar o acesso para a primeira divisão de São Paulo depois de 45 anos

Screenshot 90 1

Campinas, SP, 02 (AFI) – O Velo Clube pode conquistar o acesso para a primeira divisão de São Paulo depois de 45 anos. O último acesso aconteceu em junho de 1979, mas na disputa de um “rebolo” por competições referentes ao ano de 1978.

Em 1978, na antiga Divisão Intermediária (hoje A2) a Inter de Limeira foi a campeã, com o Velo ficando na segunda colocação.

Na época, o regulamento previa o acesso direito do campeão, com o vice-campeão disputando o “rebolo” com o penúltimo colocado da Divisão Especial (hoje A1), que havia sido o Paulista de Jundiaí.

No “Paulistão” de 1978 o rebaixado direto foi a Portuguesa Santista, lanterna de toda a competição. 

TIMES SEIS MESES PARADOS

Como aconteceu uma confusão de interpretação de regulamentos, imbróglios jurídicos e o “Paulistão de 1978” se arrastou até o ano seguinte, a disputa entre Velo e Paulista demorou a acontecer, ocorrendo somente em junho de 1979, 

Para decidir quem iria para a Divisão Especial (hoje A1), Velo e Paulista se enfrentaram em uma disputa de três partidas. E o Velo conquistou o acesso, com o Paulista rebaixado. 

Com a demora, o Velo ficou inativo seis meses, já que o último jogo do time havia sido no dia 17 de dezembro de 1978, quando venceu o São José por 1 a 0 e terminou como vice-campeão.

Eliminado do “Paulistão”, o Paulista também ficou sem jogar, tendo sua última partida oficial sido no dia seis de dezembro de 1978, quando perdeu para o Palmeiras por 3 a 0.

FLAVINHO TREVISAN FICOU FORA DAS PARTIDAS DO REBOLO

Com o hiato de seis meses até a disputa do “reboldo”, o Velo perdeu alguns jogadores importantes, como o lateral direito titular Flavinho Trevisan, que retornou ao Guarani em 1979, que era dono de seu passe.

O Paulista também ficou sem alguns atletas, como os experientes goleiros Edson Mug e Wilson Quiqueto

TRÊS JOGOS: DUAS VITÓRIAS DO VELO E UM EMPATE

O acesso do Velo foi definido em três jogos contra o Paulista, todos realizados no estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Na primeira partida, disputada no dia três de junho, o Velo venceu por 3 a 1.

Na segunda partida, realizada no dia seis de junho, houve um empate em 0 a 0, com o acesso vindo no dia dez de junho, um domingo pela manhã.

Em partida bastante movimentada, e jogando pelo empate para conquistar o acesso, o Velo abriu o marcador com Hércules, de pênalti, no primeiro tempo.

Na etapa complementar, o Paulista esboçou reação empatando com Davi logo aos cinco minutos. Mas no minuto seguinte o experiente Odair Cologna fez o gol do acesso. Bastante rodada em equipes do interior paulista, Odair Cologna morreu no dia 7 de setembro de 2017, aos 68 anos.

O Velo foi comandado por Henrique Passos, na época conhecido treinador no interior paulista e subidor de times. Henrique faleceu no dia primeiro de agosto de 2009, aos 79 anos. 

SUBIU E DESCEU NO MESMO ANO

Apesar da empolgação da torcida, o Velo Clube teve uma passagem meteórica na divisão de elite do futebol paulista, disputando somente a competição em 1979, tendo sido rebaixado no mesmo ano, nunca mais conquistando o acesso para a A1 de São Paulo.

No “Paulistão” de 1979, o Velo Clube terminou na 20ª e última posição, sendo rebaixado para a Divisão Intermediária do ano seguinte.

Pesquisa:Revista “Placar 477” (15/06/1979) , Jornal “Diário da Noite” – São Paulo/SP (10/06/1979), e Livros “História da 2a Divisão no Futebol Paulista”, de Julio Bovi Diogo e Rodolfo Pedro Stella Júnior e “O Caminho da Bola” – 1953/1982″ de Rubens Ribeiro. 

FICHA TÉCNICA DO JOGO DO ACESSO DO VELO CLUBE EM 1979:

FICHA TÉCNICA

Velo Clube
Velo Clube
2 1
Paulista
Paulista
Fase Data:
10/06/1979
Fase Árbitro:
Emídio Marques de Mesquita
Fase Cartões Vermelhos:
Velo Clube: Ferreirinha
Paulista: Vicente
Fase GOLS:
Velo Clube: Hércules 26′ 1T (pênalti) e Odair Cologna 6′ 2T
Paulista: Davi 5′ 2T
Fase Público:
9.247 pagantes
Fase Estádio:
Brinco de Ouro da Princesa
Fase Local:
Campinas (SP)