FI HISTÓRIA: Estádio Brinco de Ouro completa 70 anos

No jogo inaugural, no dia 31 de maio de 1953, o Guarani venceu o Palmeiras por 3 a 1

Estádio
Brinco de Ouro da Princesa terá reforma na iluminação

Campinas, SP, 31 (AFI) – O Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, completa nesta quarta-feira, exatos 70 anos. No jogo inaugural, no dia 31 de maio de 1953, o Guarani venceu o Palmeiras por 3 a 1, com o médio volante Nilo marcando o histórico primeiro gol do estádio bugrino.

Para os festejos de inauguração, o Guarani promoveu um triangular com Palmeiras e Fluminense-RJ, sendo o primeiro jogo contra o Palmeiras, vencido pelo time campineiro por 3 a 1, gols de Nilo, Dido e Augusto. Lima marcou o tento palmeirense.

Neste primeiro jogo do Brinco de Ouro, o time bugrino formou com Paulo Martorano; Herbert e Palante; Nilo, James e Saraiva; Dido, Nonô, Romeu, Julinho e Hélio.

Como era um jogo festivo, o Guarani também utilizou de Waldir, Manduco, Renato, Piolim e Augusto, já que na época não eram permitidas substituições em jogos oficiais.

O treinador do Guarani foi Mário Francisco Faccini, que acabava de chegar a Campinas vindo do São Cristóvão-RJ.

O Palmeiras jogou com Miguel Rugilo; Rubens e Francisco Sarno; Ruiz, Waldemar Fiúme e Nézio; Lima, Tito, Carlyle, Jair Rosa Pinto e Rodrigues.

Entraram no decorrer da partida Furlan, Fuad, Rafagnelli, Rui, Moacir, Ponce de Léon, Nelson e Richard, com o uruguaio Ondino Vieira sendo o comandante técnico palmeirense.

O árbitro foi Gualberto Tassitani.

PRIMEIRO JOGO OFICIAL FOI CONTRA O XV DE PIRACICABA

Em jogos oficiais, o primeiro confronto no Brinco de Ouro foi no dia 19 de julho, quando o Guarani venceu o XV de Piracicaba por 2 a 1 pelo Campeonato Paulista, gols de Romeu e Nonô, com Armando descontando para o time piracicabano.

COMO SURGIU O APELIDO “BRINCO DE OURO”

A denominação “Brinco de Ouro” surgiu após uma matéria do jornalista João Monteiro que, ao apresentar a maquete do estádio, cravou no jornal:- “Um brinco de ouro para a princesa”.