FI explica: Por que Cianorte x Barra pela Série D é um confronto internacional
Confronto entre Cianorte e Barra na Série D vale acesso à Série C e envolve investimentos de Coreia do Sul e Alemanha, além de projetos modernos para categorias de base.
Clubes jovens, com CTs modernos e apoio internacional, disputam acesso em confronto inédito no Brasil.
Cianorte, PR, 28, (AFI) – O confronto entre Cianorte e Barra, pelas semifinais da Série D, vai muito além de uma disputa nacional. O Barra, de Balneário Camboriú (SC), tem parceria com um grupo alemão ligado à SAP, empresa de tecnologia que investe também no Hoffenheim, enquanto o Cianorte, de Paraná, é uma SAF com capital coreano, administrada por dois investidores do país asiático.
O duelo, portanto, reúne influências de Coreia do Sul e Alemanha, além de colocar em campo dois clubes jovens com estruturas modernas para o desenvolvimento de suas categorias de base.
BARRA: TECNOLOGIA ALEMÃ E BASE FORTALECIDA
O Barra possui um CT em Itajaí, com quatro campos, alojamento para 120 atletas e equipamentos de ponta. O clube também inaugurou um estádio para 5 mil torcedores e recebe metodologias do Hoffenheim, além de realizar intercâmbios internacionais. O projeto tem foco nas categorias de base e conta com o apoio do bilionário Dietmar Hopp, dono da SAP.
No caminho até o jogo do acesso, o Barra garantiu o 1º lugar do Grupo 8 e eliminou Cascavel e Ceilândia.
CIANORTE: SAF COREANA E INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA
Fundado em 2002, o Cianorte virou SAF no ano passado, com 70% do clube vendidos para a holding Bright I, gerida por dois coreanos, um deles ex-agente da FIFA. O clube investiu pesado em infraestrutura: vestiários e academia foram reformados, piscinas inauguradas e o CT está em expansão, prometendo três campos até o final do ano e novos alojamentos para 2026.
O maior desafio do Cianorte é o estádio: sem liberação do Albino Turbay, o clube precisará jogar a partida decisiva em Maringá. Para chegar ao duelo do acesso, o time foi 2º no Grupo 7 e eliminou Joinville e Mixto.
UM CONFRONTO DE OLHOS INTERNACIONAIS
Com clubes estruturados, investidores globais e projetos de base sólidos, Cianorte e Barra transformam um confronto nacional em um duelo internacional. A partida não só vale acesso à Série C, mas também evidencia a crescente presença de capital estrangeiro no futebol brasileiro.
Créditos: Matéria baseada em informações do Última Divisão.






































































































































