FI comprova: Imperatriz errou na contagem de cartões

Rossini 001 250Imperatriz, MA, 12 (AFI) – A situação do Imperatriz-MA, no caso Rossini – foto recebendo o terceiro cartão amarelo de Manoel Façanha -, é praticamente impossível de ser revertida. O time maranhense ganhou uma sobrevida na última segunda-feira, quando o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBF adiou a decisão sobre a perda de seis pontos e, conseqüentemente, a eliminação dentro do Campeonato Brasileiro da Série C. Porém, no próximo julgamento, o parecer final deve sair e o Imperatriz, que escalou Rossini de forma irregular no dia 29 de agosto, ceder a vaga na terceira fase para a Tuna Luso.
Para esclarecer a situação desse julgamento, o Futebol Interior levantou as fichas técnicas dos jogos que Rossini participou e comprovou: o meia atuou com três cartões amarelos contra o Sampaio Corrêa-MA, no dia 29 de agosto, pela quinta rodada da segunda fase – empate, por 1 a 1.

Cartao 100O erro da diretoria do Imperatriz foi desconhecer a regra que diz que quando um jogador recebe dois cartões amarelos e, consequentemente, o vermelho, os dois amarelos são anulados e apenas o último conta para efeito de suspensão. Contra o Ananindeua, dia 18 de agosto, Rossini foi expulso após o segundo amarelo. A Tuna escorregou nesse jogo.

O jogador recebeu o terceiro amarelo no dia (26/08) contra o Rio Branco e não poderia ter atuado contra o Sampaio, no dia 29. O erro partiu da própria equipe do Imperatriz, e não da CBF, estando, portanto, o atleta de fato irregular.

Confira a lista de jogos de Rossini e seus cartões amarelos:
07/07 – Paysandu (atuou e recebeu 1 amarelo)
14/07 – Araguaína-TO (atuou e não recebeu amarelo)
18/07 – Ananindeua-PA ( 2 amarelos e 1 vermelho)
22/07 – Araguaína–TO (não atuou, cumprindo a automática do vermelho)
28/07 – Ananindeua-PA (atuou e recebu 1 amarelo)
08/08 – Paysandu (não atuou pensando cumprir a suspensão pelo 3º amarelo)
15/08 – Sampaio Corrêa-MA (atou e não recebeu amarelo)
19/08 – Rio Branco–AC ( atuou e não recebeu amarelo)
22/08 – Tuna Luso-PA (atuou e não recebu amarelo)
26/08 – Rio Branco-AC (atuou e recebeu 1 amarelo)*(3º cartão amarelo)
29/08 – Sampaio Corrêa-MA (atuou e recebeu 1 amarelo)
02/09 – Tuna Luso-PA (atuou e não recebeu amarelo)