FI AVISOU! Guarani está fora da Copa do Brasil segundo ofício da CBF

Assim como o Futebol Interior já havia adiantado, a CBF divulgou nesta quarta-feira o ofício com todos os clubes que participarão da Copa do Brasil em 2015

Conforme o Futebol Interior já adiantou a todos que quiseram ouvir, o Guarani está oficialmente fora da Copa do Brasil de 2015

0002050048533 img scaled

Campinas, SP, 10 – Conforme o Futebol Interior já adiantou, o Guarani está oficialmente fora da Copa do Brasil de 2015. Nesta quarta-feira, a CBF divulgou a lista em seu site oficial com os 86 clubes que participarão da competição e os representantes do Estado São Paulo serão Corinthians e São Paulo (que disputarão a Libertadores e só entram nas oitavas-de-final), Ponte Preta, Portuguesa, Bragantino, Ituano, Santos, Capivariano, Palmeiras e Santo André.

Capivariano, apesar de recente promovido à elite do futebol estadual, garantiu a vaga através do título da Série A2 de 2014. Ituano, atual campeão paulista de 2014, Santos e Palmeiras participarão da competição por terem sido os três primeiros no Paulistão Chevrolet. O Santo André, assim como Madureira-RJ, Lajeadense-RJ, Vitória da Conquista-BA e Icasa-CE, garantiu a vaga na Copa do Brasil de 2015 através do ‘Torneio Seletivo’ – em São Paulo o campeonato carrega o nome de Copa Paulista.

Em 2014, Guarani foi eliminado na primeira fase pelo Santa Rita-AL

Em 2014, Guarani foi eliminado na primeira fase pelo Santa Rita-AL

Ainda no Estado de São Paulo, o Bragantino também garantiu a vaga na competição nacional, mas através do Ranking da CBF. O Braga aparece na 35ª posição, à frente apenas do ASA. A Portuguesa, apesar de recentemente rebaixada para a Série C do Campeonato Brasileiro, garantiu a vaga também através do Ranking, que leva em conta os últimos cinco anos. A Lusa aparece na 24ª colocação.

A Ponte Preta carrega a responsabilidade de ser o único time campineiro na Copa do Brasil. A Macaca terminou 2014 com o vice-campeonato da Série B do Campeonato Brasileiro e, como o Ranking leva em conta as últimas cinco temporadas, também tem a seu favor o vice-campeonato da Sul-Americana de 2013. O clube aparece na 18ª posição e, dentre os dez garantidos pelo Ranking, estpa atrás apenas dos rebaixados Botafogo e Vitória.

Durante a Copa do Brasil, Cruzeiro, São Paulo, Atlético-MG, Corinthians e Internacional garantem uma vaga na oitavas de final caso sejam eliminados da Libertadores. Já o Fluminense, sexto colocado no Campeonato Brasileiro, garantiu uma vaga direto nas oitavas, pois foi o melhor na Série A, sem contar os classificados para a competição continental.

CONTO DE ÍNDIO
O clima natalino e toda as lendas que vem com o final do ano contagiaram o Guarani. Dirigentes do Bugre se apoiaram em um documento vazio da desorganizada Federação Paulista de Futebol (FPF), que tratava o time como um possível integrante da Copa do Brasil. Na verdade, o papel era um convite para o time campineiro no sorteio da Copa do Brasil. O Bugre acreditou na “fada do dente” e acordou banguela.

A última vez que o Guarani ficou de fora da Copa do Brasil foi em 1998. Em todos os anos seguintes, obteve classificação através do ranking de clubes da CBF ou pelo Campeonato Paulista. Agora, com a confirmação da entidade máxima do futebol brasileiro, o clube deve voltar suas forças na disputa da Série A2 de 2015.

NÃO É SÓ COM O BUGRE
O torcedor pode achar perseguição, mas o Guarani não é o único ‘time tradicional’ que ficará fora da Copa do Brasil de 2015. O campeão brasileiro de 1978 fará companhia a Vila Nova-GO, Brasiliense-DF, São Caetano-SP e Santa Cruz-PE. O Tigre Goiano, assim como o Coral Pernambucano, contam com torcedores apaixonados em seus estados. Já o Azulão carrega em sua história um vice-campeonato da Libertadores.

NOVO RANKING
O que acabou prejudicando o Bugre e outros clubes tradicionais foi a mudança nas regras do ranking de clubes da CBF. Antes, a classificação de cada clube no ranking era medida pelo fator histórico, ou seja, a pontuação obtida nas décadas de 1960 e 1970 tinham relevância parecida com a obtida nos anos mais atuais. Como foi campeão brasileiro em 1978 e fez grandes campanhas nacionais até o início da década de 1990, o Guarani acabava conseguindo a classificação para a segunda principal competição nacional pela boa colocação no ranking.

De 2013 para cá, entretanto, a CBF mudou a forma de pontuação de seu ranking. A partir do ano passado, passou-se a considerar apenas a pontuação nos últimos cinco anos, justamente o período de grande queda do Guarani. Com exceção da disputa da Série A do Campeonato Brasileiro de 2010, todas as campanhas posteriores do Bugre em competições nacionais foram fracassadas.

Outro fato que agravou a dificuldade do Guarani de classificação para a Copa do Brasil é que a partir de 2013, os clubes que disputam a Copa Libertadores passaram a também fazer parte da competição nacional, diminuindo o número de vagas pelo ranking.

No novo ranking da CBF, os campeões das Série A, B, C e D recebem 800, 400, 200 e 100 pontos respectivamente. O vice-campeão de cada divisão receberá sempre 80% dos pontos do campeão, o terceiro recebe 75%, o quarto 70%. Do quinto colocado em diante cada posição perde 1 ponto percentual em relação ao colocado imediatamente anterior.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A LISTA OFICIAL NO SITE DA CBF.