GAÚCHO: A bola rola em 11 de janeiro com novo formato

A competição está prevista para começar no fim de semana do dia 11 de janeiro e terminar em 8 de março

Na contagem histórica de títulos do Campeonato Gaúcho, o Internacional segue na frente com 46 conquistas, contra 43 do Grêmio

Gaúcho
Foto: Max Peixoto/FGF

Porto Alegre, RS , 10 (AFI) – Em conselho técnico realizado nesta segunda-feira (10), a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) definiu a nova fórmula de disputa do Campeonato Gaúcho de 2026, que terá um formato inédito.

Participaram da reunião os 12 clubes que disputarão a primeira divisão. A competição está prevista para começar no fim de semana do dia 11 de janeiro e terminar em 8 de março, conforme o novo calendário nacional da CBF, que reduziu o número de datas dos estaduais para 11 rodadas, permitindo que o Brasileirão 2026 seja disputado ao longo de todo o ano.


NOVO FORMATO

Nesta edição, os times serão divididos em dois grupos com seis equipes cada.

  • Grupo A:
    Internacional, Juventude, Avenida, São José, Guarany e São Luiz.
  • Grupo B:
    Grêmio, Caxias, Novo Hamburgo, Monsoon, Ypiranga e Inter de Santa Maria.

Diferente do formato de 2025 — que contava com três grupos de quatro clubes —, a nova fórmula prevê confrontos entre grupos opostos, totalizando seis rodadas na primeira fase. Grêmio e Internacional serão os cabeças de chave.

Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final, disputadas em sistema mata-mata. Já os dois últimos de cada chave jogarão um quadrangular do rebaixamento. Nos cruzamentos, os duelos serão:

  • 1º do Grupo A x 4º do Grupo B
  • 2º do Grupo A x 3º do Grupo B
  • 1º do Grupo B x 4º do Grupo A
  • 2º do Grupo B x 3º do Grupo A

Além disso, os quatro clubes eliminados nas quartas disputarão a Taça Farroupilha, cujo campeão garantirá vaga na Copa do Brasil.


DEU INTER EM 2025

Na edição anterior, o Internacional ficou com o título gaúcho ao vencer o Grêmio por 2 a 0 no primeiro jogo e empatar em 1 a 1 na volta.

Nas semifinais, o Tricolor eliminou o Juventude nos pênaltis por 3 a 2, após uma vitória por 2 a 1 para cada lado.

O Colorado superou o Caxias com triunfos por 2 a 0 e 3 a 1.
Na Taça Farroupilha, o Ipiranga de Erechim sagrou-se campeão ao bater o São Luiz por 2 a 0 e 2 a 1.


COLORADO NA FRENTE DO IMORTAL: 46 x 43

Na contagem histórica de títulos do Campeonato Gaúcho, o Internacional segue na frente com 46 conquistas, contra 43 do Grêmio. Entre os demais campeões estão Brasil de Pelotas, Guarani de Bagé e Cruzeiro, com dois títulos cada.

Juventude, Bagé, Pelotas, Caxias, Rio-Grandense, Farroupilha, Grêmio Santanense, Rio Grande, 14 de Julho, Americano, São Paulo e Renner possuem uma taça estadual cada.

CONFIRA UM RESUMO COM FÁBIO LAZZAROTTO: