Ferroviário-CE x Sport-PE - Leão busca ampliar marca sobre Ferrão também pela Copa do Nordeste


Rubro-negros jamais perderam para o Tubarão da Barra em jogos oficiais, tentando aumentar série positiva

Fortaleza, CE, 21 (AFI) – O Ferroviário estreia na fase de grupos da Copa do Nordeste 2025 com uma árdua missão. Nesta quarta-feira (22), o Tubarão da Barra faz o pontapé inicial contra o Sport, que detém o histórico de nunca ter sido derrotado em jogos oficiais diante do adversário; equipes se enfrentam no Presidente Vargas, às 21h30.
O Ferrão, apesar de vir de derrota na abertura do Cearense, se classificou à etapa principal do regional após eliminar Santa Cruz-RN e Treze, nesta ordem. O Leão, por outro lado, foi campeão do Pernambucano em 2024 e entrou diretamente, fazendo o primeiro compromisso com o elenco principal, pois somou três empates no Estadual usando o Sub-20.
BASE MANTIDA
O Ferroviário não poderá contar com dois jogadores que foram importantes nas fases preliminares do Nordestão. O meia Gharib, que não teve lesão divulgada, e o experiente atacante Ciel, ídolo do clube e vetado por dores na panturrilha, ficam de fora da primeira partida dos corais.
Em seus lugares, o técnico Tiago Zorro optou pelas entradas de Rodrigo Fuzil e Gustavo, fazendo o Ferroviário ir do 3-5-2 para o 3-4-3. Ainda assim, o comandante português dos cearenses destaca o fato de ter um plantel enxuto e totalmente reformulado da última temporada, quando a equipe terminou a Série C rebaixada à Série D como vice-lanterna.

“Estamos muito no começo. É o primeiro jogo de duas competições. Não temos um elenco muito numeroso, então não será possível fazer grande gestão de jogadores. Agora temos o Sport, sabemos das dificuldades, mas os rapazes já demonstraram capacidade de superação e podem fazer melhor”, avaliou Zorro.
LEÃO REFORMULADO, MAS NEM TANTO
Para enfrentar o Ferroviário, o Sport terá todos os seus seis reforços à disposição: os laterais-direitos Hereda e Matheus Alexandre, o zagueiro Antônio Carlos, o meia Hyoran, e os atacantes Gonçalo Paciência e Gustavo Maia. Destes, três são esperados para começar jogando entre os 11 iniciais, pois será a primeira apresentação do grupo.
A única baixa praticamente certa é do zagueiro Rafael Thyere, que ainda se recupera de uma lombalgia e o ex-jogador do Fluminense é cotado para ocupar a zaga ao lado de Chico. Sem um primeiro volante, o Leão deve ter a presença de Fabricio Domínguez mais recuado, porém compondo o meio-campo diante do Ferroviário junto a Lucas Lima e Titi Ortíz.
A ausência de um cabeça de área, inclusive, foi comentada por Pepa. O treinador leonino admite as dificuldades de encontrar um bom reforço sem exageros: “Atrapalha, mas é um atrapalhar que estamos em sintonia aqui. Há a cobrança da minha parte, mas acima de tudo há um pensamento conjunto das dificuldades que estão no mercado, da loucura da inflação, e o Sport não pode cometer loucuras. E prefiro essa dificuldade a cometer loucuras”, ponderou o lusitano.
FICHA TÉCNICA


-
Fase:
- Fase de grupos
-
Rodada:
- 1ª
-
Data:
- 21/01/2025
-
Horário:
- 21:30
-
Árbitro:
- Leonilson Fernandes Trigueiro Filho (RN)
-
Assistentes:
- Lorival Candido das Flores e Edilene Freire da Silva (ambos do RN)
-
Estádio:
- Presidente Vargas
-
Local:
- Fortaleza (CE)