Ferroviário oficializa SAF e inicia nova fase administrativa
Grupo Makes assumirá o controle das operações. A empresa, representada internamente por Pedro Roxo, já participava das decisões
A mudança representa a entrada de um modelo de gestão que promete ampliar a profissionalização
Fortaleza, CE, 19 (AFI) – O Ferroviário oficializou na noite desta terça-feira (18) a constituição de sua Sociedade Anônima do Futebol, marcando o início de uma nova fase administrativa no clube.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
A mudança representa a entrada de um modelo de gestão que promete ampliar a profissionalização e estruturar o crescimento do futebol coral.

SAF DO FERROVIÁRIO
O Grupo Makes assumirá o controle das operações. A empresa, representada internamente por Pedro Roxo, já participava das decisões relacionadas ao futebol profissional e agora passa a administrar também o departamento feminino e as categorias de base.
A decisão de vender 90 por cento da SAF havia sido tomada em fevereiro, durante assembleia realizada na sede do clube em Fortaleza. Entre 97 associados presentes, 78 votaram a favor, 12 contra e sete se abstiveram. A negociação não inclui a Vila Olímpica Elzir Cabral, que permanece sob responsabilidade direta do Ferroviário.
USO DO PATRIMÔNIO
Mesmo sem ceder o patrimônio físico, o clube autorizou o uso integral do espaço pela SAF, que também assumirá as despesas com salários dos funcionários administrativos e a manutenção do local. Está previsto ainda um investimento de oito milhões de reais em melhorias na estrutura do centro de treinamento até 2029.
O Ferroviário terá participação limitada na gestão, com um representante no conselho de administração e outro no conselho fiscal.
O clube manterá receitas correspondentes a dez por cento de contratos publicitários, cinco por cento do programa de sócio-torcedor e vinte e cinco por cento dos lucros da loja oficial. No departamento de futebol, há ainda a garantia de aporte mínimo durante os próximos dez anos em diferentes frentes.






































































































































