Após quatro anos na Série C, Ferroviário é rebaixado; Campinense fez bate-volta

Dos 20 clubes que disputam a divisão,  dois deles já estão rebaixados para a Série D

A Série C do Campeonato Brasileiro está chegando à sua reta final e alguns clubes já tem futuro para 2023

Após quatro anos na Série C, Ferroviário é rebaixado; Campinense fez bate-volta
Foto: Divulgação/Ferroviário

Campinas, SP, 08 (AFI) – A Série C do Campeonato Brasileiro está chegando à sua reta final. Com isso, a situação de alguns clubes já está definida para a temporada de 2023. Dos 20 clubes que disputam a divisão,  dois deles já estão rebaixados para a Série D – as outras duas vagas serão conhecidas na próxima rodada, a última desta primeira fase.

Campinense-PB e Ferroviário-CE já estão fora da disputa. A equipe paraibana foi matematicamente eliminada depois do empate por 1 a 1 diante do Floresta, em Fortaleza. O mesmo desfecho se deu para o Ferrão, que foi derrotado pelo Volta Redonda pelo placar de 2 a 1, no Rio de Janeiro. 

DUROU POUCO

São dias difíceis para o torcedor rubro-negro. No próximo ano, o Campinense volta à Série D, onde passou 10 anos até conquistar o acesso à terceira divisão, que durou apenas uma temporada. 

Na edição atual do torneio, o time paraibano somou apenas 16 pontos em 18 jogos disputados, sendo quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas.

DE VOLTA APÓS QUATRO ANOS

Depois de perder para o Volta Redonda no último fim de semana, o Ferroviário viu as chances de permanência na Série C desaparecerem. 

O clube cearense disputa a terceira divisão do campeonato nacional desde 2018, ano em que garantiu o acesso depois de ser campeão pela Série D. Quatro anos depois, o Ferrão volta a disputar a última divisão do torneio. 

A atual campanha do Tubarão tem 16 pontos somados à uma rodada do fim da primeira fase. Em 18 partidas disputadas, foram cinco vitórias, um empate e doze derrotas do elenco de Sidney Moraes. 

A rodada final da primeira fase da Série C acontece no próximo sábado, com as 10 partidas da 19ª rodada acontecendo simultaneamente a partir das 17h.

NOVO FORMATO DA SÉRIE C

Após anos sendo disputada de forma regional com dois grupos, a Série C adotou um novo formato em 2022. Agora, a competição põe os 20 clubes frente a frente em turno único, classificando os primeiros oito colocados à próxima fase.

Depois, os clubes do G-8 serão divididos em duas chaves para brigar pelo acesso. Os dois primeiros de cada grupo sobem de divisão e disputam a Série B no próximo ano. Os quatro últimos colocados gerais estão automaticamente rebaixados para a Série D.

Confira também: