Ferroviária deve se transformar em SAF no dia 15 de junho

As partes envolvidas já aprovaram a mudança. Tanta o Associação (AFE) como o Conselho de Administração (CA). Agora depende da Assembleia Geral

Após aprovação do dia 15, restarão os apenas trâmites burocráticos para a Ferroviária se tornar a primeira SAF do Estado de São Paulo.

ferroviaria inter seried 2022 e1654287808912
Ferroviária moderniza a sua estrutura administrativa

Araraquara, SP,3 (AFI) – A Ferroviária está a um passo de se tornar SAF – Sociedade Anônima do Futebol. No dia 15 de junho, será realizada uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) envolvendo os acionistas da S/A. Se a alteração for aprovada, o clube estará 100% pronto para a transformação restando apenas trâmites burocráticos para a Ferroviária se tornar a primeira SAF do Estado de São Paulo.

Anteriormente, as partes aprovaram a mudança de forma isolada. Inicialmente a Associação Ferroviária de Esportes (AFE), na última semana de maio. Depois a aprovação partiu do Conselho de Administração (CA) que reúne os acionistas. Eles estiveram reunidos na última quarta-feira (1 de junho) e também aprovaram a transformação.

COMO FUNCIONA
O Conselho de Administração da Ferroviária Futebol S/A aprovou, na noite de quarta-feira (01), a alteração de regime societário: de SA – sociedade anônima, passará a ser SAF – sociedade anônima do futebol, figura criada pela Lei 14.193/21.

O novo modelo societário, oferece regime tributário significativamente mais vantajoso do que o regime aplicável a empresas em geral e legitima novos investimentos no esporte.
A votação foi um ato consequente da reunião do último dia 25 de maio, quando a Associação Ferroviária de Esportes (AFE), votou a favor da transformação do clube em SAF.

MAIOR PARTICIPAÇÃO
A mudança garantirá à AFE aumento de sua participação no capital social da SAF, a partir da cessão de ativos intangíveis que a ela pertencem, tais como marcas, registros, licenças e direitos desportivos. Passará de 2% a perto dos 15%.

O regime societário garantirá à AFE a prerrogativa de, em qualquer hora e tempo, deliberar sobre o nome, as cores, as marcas, os símbolos, o hino e a sede da Ferroviária. Tais direitos estão salvaguardados à AFE, de Araraquara, segundo a própria lei (cf. art. 2º, VII, §§ 3º e 4º), pela titularidade de ações qualificadas, independentemente do tamanho de sua participação acionária.

A NEGOCIAÇÃO
A partir daí ficará aberto o caminho para a aquisição de ações por parte de uma holding internacional, com atuação em diversos países da Europa e da América Latina.

Ao contrário do que e imaginava no começo não se trata da entrada do grupo Estrella Galícia, que produz cerveja na Espanha. É uma holding chamada Elite Administracion y Gestion, uma gestora de diversas empresas e faz parte do grupo Hijos de Rivera, que tem como presidente executivo, Ignacio Rivera.
O mesmo esteve em São Paulo para anúncio do investimento da nova fábrica da Estrella Galicia, em Araraquara, com obras já iniciadas. Esta holding é dona de diversas marcas em vários segmentos, como a cervejaria, o grupo possui bares em diversas hotelarias espalhadas pelo mundo, na China, Japão, EUA, Filipinas e agora no Brasil.

AÇÕES BUROCRÁTICAS
Nem se conhece o valor do investimento, tendo em vista uma exigência contratual do próprio investidor. Este investidor deve adquirir perto de 95% das ações da empresa MS Sports.

Mesmo após a reunião do dia 15 de junho, a previsão é de que os trâmites burocráticos ainda serão desenvolvidos por cerca de 70 na 80 dias. Ou seja, a partir de setembro, a Ferroviária será uma SAF e poderá fazer o planejamento para 2023, bem como para os próximos anos com total segurança.


Confira também: