Com projeto ousado, Fernando Marchiori e Primavera fazem história em 2025
Com apenas 11 meses de trabalho, a primeira grande conquista veio: o acesso à elite do Campeonato Paulista
Agora, o clube busca também um feito inédito — o título da Copa Paulista — para encerrar a temporada com chave de ouro
Indaiatuba, SP , 10 (AFI) – O Primavera SAF realiza, em 2025, a melhor campanha de seus 98 anos de história, alcançando conquistas inéditas: o acesso à elite do Paulistão 2026 e, pela primeira vez, uma vaga em uma competição nacional. Agora, o clube busca também um feito inédito — o título da Copa Paulista — para encerrar a temporada com chave de ouro.
A grande campanha começou a ser construída ainda na temporada anterior, com o planejamento apresentado ao técnico Fernando Marchiori. O treinador chegou ao clube por meio do gestor Nenê Zini, que, junto ao presidente Igor Dante, apresentou os objetivos do projeto, tanto em âmbito estadual quanto nacional.
11 MESES DE TRABALHO
Com apenas 11 meses de trabalho, a primeira grande conquista veio: o acesso à elite do Campeonato Paulista. Na época de sua chegada, o Primavera já havia disputado a Copa Paulista de 2024, alcançando a segunda fase.
Antes de assumir o comando do Primavera, Fernando Marchiori havia treinado o Santo André no Paulistão de 2024, mas acabou sendo demitido após apenas cinco rodadas, mesmo tendo histórico vitorioso no clube, onde conquistou o título da Série A2.
Reconhecido pelos bons trabalhos e conquistas anteriores, o treinador chegou a receber propostas de clubes de outros estados e até um convite para comandar a Seleção do Zimbábue, após participar de uma conferência naquele país. No entanto, seu objetivo era permanecer no estado de São Paulo, para ficar mais próximo da família.
PROJETO AUDACIOSO
A proposta de Nenê Zini e o projeto audacioso apresentado foram decisivos para sua decisão. O encontro resultou em uma parceria que, em menos tempo do que o esperado, já rendeu frutos históricos para o time de Indaiatuba.
Com cinco finais disputadas nos últimos quatro anos, Marchiori busca agora o 12º título de sua carreira solo como treinador.
Completando 16 meses no comando do Primavera no último dia 5 de outubro, o técnico apresenta um ótimo retrospecto, especialmente fora de casa: em 48 jogos à frente do clube, foram 24 como visitante, com seis vitórias, 14 empates e apenas quatro derrotas. Como mandante, o desempenho é ainda mais impressionante: 24 jogos, com 19 vitórias, três empates e apenas três derrotas.
DECISÃO
Na grande final da Copa Paulista, contra o XV de Piracicaba, Marchiori tentará seu segundo título da competição — o primeiro foi conquistado em 2020, quando comandou a Portuguesa de Desportos no ano do centenário do clube.






































































































































