Fenapaf participa de evento da CBF que definiu rumos do Campeonato Brasileiro

O presidente da entidade, Felipe Augusto Leite, representou a categoria dos atletas profissionais de futebol

O presidente da entidade, Felipe Augusto Leite, representou a categoria dos atletas profissionais de futebol

0002050370848 img

Rio de Janeiro, RJ, 21 (AFI) – O presidente da Fenapaf, Felipe Augusto Leite, representou a categoria dos atletas profissionais de futebol, nas reuniões dos Conselhos Técnicos. O evento foi realizado na sede da CBF e definiram os regulamentos e outras questões envolvendo as disputas das três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro de 2019.

SAIBA MAIS
A preparação para a Série B do Campeonato Brasileiro 2019 foi iniciada nesta quarta-feira (20). Em Conselho Técnico realizado na CBF, representantes dos 20 clubes participantes da competição e de Federações estaduais reuniram-se com a Diretoria da CBF e debateram temas importantes sobre o torneio. A Série B conta com novidades com relação ao ano anterior e todas estas medidas foram votadas e aprovadas pelos representantes das equipes.

Assim como no Conselho da Série C, realizado no dia anterior, o presidente Antônio Carlos Nunes abriu o encontro, que contou, na mesa principal, com o Diretor Executivo de Gestão, Rogério Caboclo, o Vice-Presidente Fernando Sarney, o Secretário-Geral, Walter Feldman, o Diretor Jurídico, Carlos Eugênio Lopes, o Diretor de Registro, Transferência e Licenciamento, Reynaldo Buzzoni e o Diretor de Competições, Manoel Flores.

O evento desta tarde, porém, contou com um convidado especial. O Secretário-Geral para futebol da FIFA, Zvinimir Boban, aproveitou a visita ao Brasil para o Task Force, força-tarefa criada pela FIFA para desenvolver competições, para conhecer a Casa do Futebol Brasileiro e falou sobre a relação entre as entidades. O ex-jogador croata comentou de sua felicidade em estar no Brasil, país onde mais se joga futebol no mundo. Ressaltou a importância de um evento reunindo os clubes, que segundo ele são o espaço onde todos os grandes jogadores vivem intensamente suas experiências.

“Quem acompanhou o Conselho comprovou mais uma vez que a CBF trata com muita democracia estas questões. Os clubes realmente tem voz ativa. Não recebemos propostas prontas, mas debatemos em uma reunião de quase cinco horas, ponto a ponto o regulamento da Série B. Isso é muito importante e é um exemplo da CBF para os clubes”, destacou o presidente do Guarani, Palmeron Mendes Filho.

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

SISTEMA DE DISPUTA
Com o início marcado para o dia 26 de abril, o sistema de disputa da Série B 2019 não sofreu nenhuma alteração. Serão 19 datas no primeiro turno e outras 19 no retorno, com a 38ª e última rodada da competição prevista para o dia 30 de novembro. Em função da Copa América Brasil 2019, a Série B será paralisada na 8ª rodada, que tem previsão para o dia 11 de junho, e retornará no dia 9 de julho.

LOGÍSTICA
Foi apresentada a coordenação da operação das equipes como visitantes e, a a CBF comunicou a manutenção do custeio de 30 passagens, hospedagem e alimentação para os atletas e demais integrantes da comissão técnica.

LIMITE DE INSCRIÇÕES
Foi definido pelos presentes que haverá um limite de 40 atletas inscritos por clubes, com a permissão de dez substituições. Não há limites para jogadores oriundos das categorias de base. Estes atletas, porém, não podem ter mais de 20 anos e tem de ter atuado em pelo menos uma partida em competição de base no ano anterior.

Presidente da Fenapaf, Felipe Augusto Leite, com o futuro presidente da CBF, Rogério Caboclo - Foto :Fenapaf

Presidente da Fenapaf, Felipe Augusto Leite, com o futuro presidente da CBF, Rogério Caboclo – Foto :Fenapaf

PÚBLICO
Assim como no ano passado, a capacidade mínima dos estádios para que os clubes mandem seus jogos na Série B tem de ser de pelo menos dez mil pessoas sentadas. O valor mínimo dos ingressos também foi mantido (R$ 20 inteira/R$ 10 meia).

BOLA DA COMPETIÇÃO
A bola oficial da Série B 2019 é a Topper V Samba CPO PRO. Cada clube receberá 200, em cinco entregas de 40 cada, nos mês de março, abril, maio, junho e agosto.

COMISSÃO DE CLUBES
A reunião marcou a eleição de representantes dos clubes da Série B na CBF. Os presidentes de Vila Nova-GO, Ecival Martins, e São Bento-SP, Márcio Dias, passam a integrar a Comissão Nacional de Clubes.

TABELA
A Diretoria de Competições divulgou, nesta quarta-feira (20), a tabela básica da Série B 2019. No documento, consta a sequência dos jogos das 38 rodadas da competição. Os detalhes, datas especificadas, horários e locais dos jogos, serão divulgados em breve pelo DCO.