Federação Paulista é única a criar mecanismos efetivos contra manipulação de jogos

A entidade emitiu uma nota oficial no final da tarde, reforçando a disposição de manter a credibilidade do futebol paulista

Operação Game Over foi deflagrada, nesta quarta-feira, pela Polícia Federal e com ampla cobertura na Imprensa nacional, inclusive através do Portal FUTEBOL INTERIOR.

0002050178069 img

São Paulo, SP, 6 (AFI) – Maior e mais respeitado filiado à Confederação Brasileira de Futebol,a Federação Paulista de Futebol (FPF) é a única entidade do país que tem ações efetivas de combate à manipulação de resultados.

Por isso mesmo, tem acompanhado de perto a Operação Game Over deflagrada, nesta quarta-feira, pela Polícia Federal e com ampla cobertura na Imprensa nacional, inclusive através do Portal FUTEBOL INTERIOR.

Reinaldo Carneiro Bastos criou mecanismos inovadores na Federação paulista contra a manipulação de resultados

Reinaldo Carneiro Bastos criou mecanismos inovadores na Federação paulista contra a manipulação de resultados

O próprio presidente Reinaldo Carneiro Bastos, que há um ano faz uma nova gestão à frente da FPF, criou diversos mecanismos para dificultar ações de criminosos e também facilitou o trabalho das autoridades policiais competentes, incluindo a participação efetiva do Ministério Público.

CENTENAS DE TIMES
A entidade emitiu uma nota oficial no final da tarde, reforçando a disposição de manter a credibilidade do futebol paulista, que movimenta centenas de times em suas diversas categorias. No profissional nesta temporada foram 60 clubes na Primeira Divisão, que compreende as Séries A1 (Paulistão), A2 e A3 com 20 participantes cada.

Na Segunda Divisão – equivalente à quarta divisão – são mais 32 clubes. O total de profissionais, portanto, são de 92 clubes profissionais.

BASE E FEMININO
Nas categorias Sub-15 e Sub-17 são 68 clubes, num total de 136 times. Na categoria Sub-20 da Primeira Divisão são mais 46 clubes. Só nestas categorias são mais de 80 jogos por final de
semana.

Além do Campeonato Paulista Feminino, que contou na primeira fase com 14 clubes, tendo um nível técnico elevado e contando com as melhores equipes no âmbito nacional, como Rio Preto, São José, Ferroviária, além de tradicionais de peso como Corinthians e Santos. No momento também está em andamento a Copa Paulista com mais 26 clubes.

Dentro deste contexto, o Portal FUTEBOL INTERIOR é o único a acompanhar todos os resultados online através de uma ampla rede de colaboradores espalhados por todo Interior do Estado. Só em competições oficiais organizadas pela Federação Paulista são acompanhados neste momento mais de 200 times por semana, num trabalho exclusivo e inovador.

NOTA OFICIAL DA FEDERAÇÃO
A Federação Paulista de Futebol vê a Operação Game Over, deflagrada nesta quarta-feira (6), como um importante passo para o combate à prática de manipulação de resultados no futebol.

A FPF informa que todas as denúncias ou suspeitas a que tivemos acesso sempre foram prontamente encaminhadas ao Ministério Público e contribuíram para esta investigação.

Lembramos que a FPF já vem tomando medidas de combate a estes delitos: criou o Comitê de Integridade, que apura suspeitas e atua de forma colaborativa com as autoridades competentes a fim de identificar supostas ilegalidades em partidas.

Além disso, contratamos a empresa suíça SportRadar, especializada em monitorar resultados suspeitos e possíveis manipulações de resultados.

Desta maneira, vamos continuar atuando no combate à manipulação de resultados, modalidade criminosa que acomete o futebol mundial.