Federação Maranhense apoia cinco substituições, mas deixa decisão final para clubes
"A tendência é já utilizarmos na continuidade do Campeonato Maranhense", disse o vice-presidente de competições da FMF, Hans Nina
"A tendência é já utilizarmos na continuidade do Campeonato Maranhense", disse o vice-presidente de competições da FMF, Hans Nina
São Luís, MA, 13 (AFI) – Após o anúncio da Fifa de que as competições poderão adotar a medida de permitir cinco substituições nas partidas em 2020, as federações estaduais brasileiras começam a se pronunciar sobre o assunto. Depois das entidades catarinense, piauiense, a Federação Maranhense de Futebol é mais uma que apoia essa nova regra, mas deixou a decisão final para os clubes.
“A tendência é já utilizarmos na continuidade do Campeonato Maranhense. Em que pese ser facultativa, a medida visa proteger os atletas, pela demandas de jogo que devem ocorrer no retorno das competições. Assim, quando forem liberados os estádios, iremos reunir os clubes para este e outros pontos, conforme o Plano de Retomada do Campeonato divulgado. No momento, priorizamos a cautela e o cuidado de todos”, disse o vice-presidente de competições da FMF, Hans Nina.
Em seu comunicado, divulgado na última sexta-feira, a International Board (IFAB, na sigla em inglês), órgão que faz a gestão das regras do esporte, sugeriu que essa alteração pontual e temporária deve entrar imediatamente em vigor e será aplicada nas competições que estejam previstas para ser concluídas até 31 de dezembro de 2020. A FIFA logo acatou e deixou a decisão nas mãos das federações. Mas, segundo a entidade, essa nova regra irá ‘proteger o bem-estar dos jogadores’.
O Campeonato Maranhense está suspenso desde março, ainda na disputa da primeira fase, faltando duas rodadas para o encerramento. Segundo o regulamento ainda faltam a segunda fase – espécie de quartas de final -, semifinal e final.






































































































































