Federação e TJD discutem processo de retomada de Estadual no Norte
"Fica definida da testagem por rodadas", afirmou o presidente da Federação Amapaense de Futebol, Netto Góes
"Fica definida da testagem por rodadas", afirmou o presidente da Federação Amapaense de Futebol, Netto Góes
Macapá, AP, 16 (AFI) – A FAF (Federação Amapaense de Futebol) realizou nesta segunda-feira uma reunião por videoconferência com o TJD-AP (Tribunal de Justiça Desportiva do Amapá) para tratar sobre o processo de retomada do futebol estadual na atual temporada.
Participaram do encontro: o vice-presidente da FAF, Netto Góes; o diretor técnico da FAF, Manoel Figueira; o diretor de Registro e Transferência da FAF, Flávio Vieira.
“A reunião tem a ver com uma série de reuniões que estou planejando e estou fazendo já para montar o nosso projeto de retomada do futebol amapaense. Semana passada, já reuni com um médico que vai chefiar nossa equipe de testagem, já defini o projetista que vai elaborar os dados e vai materializar todos os processos de retomada”, frisou Netto Góes.
De acordo com o dirigente da FAF, o objetivo será retomar as disputas dos Amapaenses Sub-17 e Profissional.
“São campeonatos que já estão em andamento e são prioridade para a gente terminar esse ano. Tudo que a gente vai fazer desde testagem de atletas, definir que os portões vão ser fechados nos campeonatos profissionais e Sub-17, independente de como estiver a situação da questão pandemia em nossa capital. Fica definida da testagem por rodadas”, acrescentou.
Segundo Netto Góes, a reunião com Arthur Lobo serviu para apresentar os passos que estão sendo dados.
“Sentei com o presidente do TJD-AP para participar a ele o que estava fazendo com relação aos protocolos de retomada. Precisava ouvir dele se ele estava comigo nessa questão dos protocolos, se ele apoiava o que eu queria implementar, como estavam os processos que estavam em trâmite no TJD-AP se tinha algum risco de algum processo desses vim a paralisar a competição depois de retomada. Foi uma conversa muito tranquila, o presidente como sempre se colocou a disposição da federação, gostou muito do nosso cronograma de atividades e de que forma a gente vai estar executando eles. Se Deus quiser, num cenário favorável para isso, com a abertura dos estádios”, disse.
Netto Góes revelou que já está prevista a conversa com os clubes.
“Vamos estar fazendo uma reunião com os presidentes dos clubes não-profissionais e das ligas desportivas. Com eles a gente vai fazer uma conversação apenas para levantar dados para saber de que forma eles estão enfrentando a pandemia, como está a situação dos clubes. Na próxima semana estarei me reunindo com os clubes profissionais também para levantar os dados para saber como está a questão de contrato de atletas, também sobre Centro de Treinamento para saber como eles estão utilizando esses centros. Eu tenho conversado com todos os dirigentes, porém é importante a gente ter registro isso em reunião”, afirmou.
Dentro do cronograma, a FAF pretende entregar até o próximo dia 30 de junho o plano de retomada do futebol amapaense.
“Vai ser entregue para os órgãos reguladores, para CBF, para o governo do estado e para o governo municipal para que tomem ciência de que forma vamos agir na retomada do futebol. Estamos tomando todos os cuidados para que seja um plano acessível para todos os clubes e um plano que possamos cumprir todos os posicionamentos”, acrescentou.
Netto Góes está trabalhando com o prazo de 15 de agosto para o retorno das atividades dos clubes.
“Particularmente não estamos muito esperançosos de que vamos cumprir esse prazo. Porque amanhã só que vai abrir o mercado e a reabertura dos demais setores vai depender muito de como a população vai ser comportar e como essa linha de contagem vai se comportar com essa abertura. A gente sabe que o Covid-19 é uma doença que a gente tem o retrato dela mesmo a partir de 15 dias depois dos relaxamentos. A gente só vai ter esses dados só daqui há 15 dias como vai ser essa linha de contágio. Eu particularmente não estou esperançoso, mas estou colocando dia 15 de agosto para retornar os treinos e assim sucessivamente os jogos”, encerrou.





































































































































