FBA lança Brasileiro da Série B na quinta-feira, dia 26

Rio de Janeiro, RJ, 18 (AFI) – Na noite de quinta-feira da próxima semana, dia 26 de abril, será aberto solenemente o Campeonato Brasileiro da Série B. A FBA – Futebol Brasil Associados, entidade gestora da competição, fará o lançamento oficial no Restaurante Barra Grill, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente das CBF, Ricardo Teixeira e dos principais dirigentes do futebol brasileiro.
Com a mudança do calendário do futebol do Brasil, houve a desvalorização dos certames estaduais e o Campeonato Brasileiro da Série B passou a ser o segundo mais importante, ficando apenas atrás do Campeonato Brasileiro da Série A.
Na atual estrutura, os campeonatos estaduais acabaram se tornando uma pré-temporada para as Séries A e B do Campeonato Brasileiro, que hoje ocupam 70% das datas do futebol nacional. O Campeonato Brasileiro da Série B tem início programado para o dia onze de maio.
“E a Série B envolve onze estados e 17 cidades, tornando uma competição democrática, genuinamente nacional e de elevado nível técnico. A cada ano a Série B está mais atraente e este ano tenho a certeza de outra grande disputa”, explica o presidente da FBA, José Neves Filho, que promete novos investimentos para os clubes participantes da Série B.
Nos últimos dias, José Neves Filho e outros dirigentes da FBA passaram fazendo negociações para arrumar mais patrocínios e parceiros, bem como definir transmissões de televisão.
Oito novas equipes
20 equipes estarão disputando a Série B, em turno e returno, sendo que as quatro primeiras conquistarão o acesso para a Série A em 2008 e as quatro últimas serão rebaixadas para a Série C. Na temporada passada, Grêmio Barueri, Vitória-BA, Ipatinga-MG e Criciúma-SC subiram para a Série B, enquanto que Paysandu-PA, Guarani, São Raimundo-AM e Vila Nova-GO amargaram o rebaixamento para a Série C.
Os quatro times novos que estarão na Série B e que disputarão a Série A em 2006 são Ponte Preta, São Caetano, Fortaleza-CEe Santa Cruz-PE.
Confirma todos os participantes do Campeonato Brasileiro da Série B em 2007
São Paulo – 8 equipes
Portuguesa – São Paulo
São Caetano – São Caetano
Santo André – Santo André
Paulista – Jundiaí
Ituano – Itu
Ponte Preta – Campinas
Marília – Marília
Grêmio Barueri – Barueri
Ceará – 2 equipes
Fortaleza – Fortaleza
Ceará – Fortaleza
Distrito Federal – 2 equipes
Brasiliense – Brasília
Gama – Brasília
Santa Catarina – 2 equipes
Avaí – Florianópolis
Criciúma – Criciúma
Alagoas – 1 equipes
CRB – Maceió
Bahia – 1 equipe
Vitória –BA

Minas Gerais – 1 equipe
Ipatinga – Ipatinga
Pará – 1 equipe
Remo – Belém
Paraná – 1 equipe
Coritiba – Curitiba
Pernambuco – 1 equipe
Santa Cruz – Recife