Falta criatividade e ação na Federação e os clubes pagam o pato

Campinas, SP, 30 (AFI) – Além de perder a maior parte de sua arrecadação com a malfadada Lei Pelé, os clubes do Interior de São Paulo continuam sendo vítimas da falta de iniciativa e criatividade da Federação Paulista de Futebol (FPF). Falta incentivo aos clubes, falta investimento e falta um calendário decente, capaz de movimentar os times, pelo menos, em metade da temporada.

Qual alternativa sobrou aos clubes? A desmotivada Copa Paulista que vai ser uma competição somente para “cumprir tabela”, mesmo porque a lei exige que a FPF elabore um calendário esportivo para seus filiados.

Será que a direção da FPF não tem capacidade de se organizar para arrumar patrocinadores à competição e aos seus participantes? Deveria, mas não tem. Infelizmente.

Esta competição poderia movimentar todo o Interior, suas torcidas e servir, verdadeiramente, como um torneio preparatório para a temporada 2010, quando acontece o Estadual das Séries A1 (Paulistão), A2 e A3.

MarcoPolo 0004 130A realidade, porém, é outra. O comodismo predomina nos corredores da FPF. Sem falar em incompetência. O presidente Marco Polo del Nero (foto) recebe no contra-cheque R$ 60 mil por mês de salário. Nada demais para um presidente ou executivo de multinacional. Mas é preciso entender que Marco Polo não faz jus ao “salário” que recebe na FPF, tendo em vista que há muito tempo deixou de esquentar a cabeça para esquentar a poltrona da presidência. Pensar para quê?

Dunga é o “homem”
Definitivamente Dunga está consagrado como técnico da Seleção Brasileira. Seus resultados são incontestáveis. E tem a seu favor, de início ruim, a inexperiência, a falta de “jeito” para falar com a Imprensa e a renovação obrigatória processada no melhor elenco do mundo. Se ele souber arrumar algumas peças no time, com certeza, o Brasil pode levantar o caneco na África do Sul, em 2010.

Paulistas na Série CCarlosArini 002 130
Depois de um início ruim, Guaratinguetá e Marília se recuperaram e brigam pela classificação à segunda fase. Méritos para seus dirigentes, que estão levando no peito esta competição deficitária. No Guará, aplausos para Carlito Arine (foto) e no Marília, o presidente Beto Mayo. Na segunda fase só ficam os oito melhores da competição.

Série D vira esperança
O renovado Ituano, agora sob o comando de Juninho Paulista, passa a ser esperança na Série D, que começa no próximo final de semana. O técnico do time é Mazola (foto), que já trabalhou na base de vários clubes no Brasil, mas estourou mesmo no futebol de Portugal. É uma boa aposta.

De outro lado, o Paulista passa a ser uma incógnita. Há muito tempo que o presidente Eduardo Palhares não consegue mais ser unanimidade no clube. A parceria com o Campus Pelé não rende frutos ao clube.