Fabricante da bola do Paulistão responde a críticas de Neymar e outros jogadores

A empresa reconheceu que as mudanças na bola podem causar um período de adaptação e afirmou que buscará conversas com atletas e clubes para entender melhor as reclamações.

neymar 51
Penalty reconhece impacto na adaptação e promete diálogo com clubes e atletas. (Foto: Reprodução/Santos FC)

Campinas, SP, 14, (AFI) – Após as críticas de Neymar e outros jogadores sobre a bola oficial do Campeonato Paulista 2025, a Penalty, fabricante do modelo utilizado no torneio, se pronunciou por meio de nota oficial nesta quinta-feira (13). A empresa reconheceu que as mudanças na bola podem causar um período de adaptação e afirmou que buscará conversas com atletas e clubes para entender melhor as reclamações.

CRÍTICAS DE NEYMAR

Após a partida entre Corinthians e Santos, na Neo Química Arena, Neymar foi direto ao comentar sobre a bola:

“Com todo respeito à Penalty, que é a patrocinadora da bola, tem que melhorar. Outro dia o Filipe Luís falou e eu concordo com ele. Essa bola é muito ruim. Tem que melhorar um pouco mais”, afirmou o camisa 10 do Santos.

O zagueiro André Ramalho, do Corinthians, também manifestou sua insatisfação:

“Realmente é uma bola diferente, percebi isso nas últimas semanas. Em jogadas de bola aérea, às vezes ela tem um comportamento estranho, parece que cai do nada. Isso requer adaptação, mas acho que há margem para melhorias”.

RESPOSTA DA PENALTY

A Penalty destacou que a bola do Paulistão segue os padrões da FIFA e passou por um processo de evolução para a temporada 2025, tornando-se mais rápida e dinâmica. Como argumento, a fabricante apontou o aumento no número de gols no campeonato deste ano:

“Seguindo a orientação da FIFA, a bola para 2025 evoluiu e está mais rápida e dinâmica. Tanto é verdade que este ano as partidas apresentam uma média maior de gols, com um crescimento de 19% em relação a 2024 (2,4 gols por partida contra 2,02 no ano passado), resultando em uma competição ainda mais atraente para o público”.

A empresa, no entanto, reconheceu que a mudança pode afetar o desempenho dos atletas, especialmente em campos com mais irregularidades, e se comprometeu a dialogar com clubes e jogadores:

“A Penalty entrará em contato com todos os clubes envolvidos no Paulistão para ouvir os protagonistas do futebol — atletas e treinadores — e entender todos os pontos de críticas e sugestões para uma evolução constante da tecnologia e, principalmente, do resultado em campo de suas bolas”.

Confira também: