Fábio Matias se despede do Juventude: “Levo comigo aprendizados valiosos”
Fábio Matias chegou ao Juventude em 2024 com a missão de livrar o time do rebaixamento, o que conseguiu com uma rodada de antecedência
O Juventude ocupa a 18ª colocação na Série A, com sete pontos, e luta para reagir na tabela

Caxias do Sul, RS, 12 (AFI) – O técnico Fábio Matias usou as redes sociais nesta segunda-feira para se despedir oficialmente do Juventude, após sua saída ser confirmada pelo clube no domingo. Com tom de gratidão e reflexão, o treinador valorizou o período em que comandou a equipe de Caxias do Sul, destacando as experiências vividas e os laços construídos no dia a dia do clube.
“Hoje finalizo um ciclo profissional muito gratificante no Esporte Clube Juventude. Uma equipe que me deu a oportunidade de vivenciar a Série A do Campeonato Brasileiro no ano passado e deste ano, vivendo o dia a dia de um clube brasileiro com estrutura, profissionalismo e pessoas de muita dedicação”, escreveu.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está
nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
Em sua mensagem, Matias agradeceu atletas, comissão técnica e funcionários, ressaltando o respeito e a parceria que encontrou em sua passagem. “Levo comigo aprendizados valiosos, grandes memórias e o orgulho de ter feito parte dessa história. Que venham os próximos desafios!”, completou.
Fim de ciclo em meio à crise
O desligamento do treinador foi anunciado após a goleada por 5 a 0 sofrida diante do Fortaleza, a segunda derrota pesada em um curto espaço de tempo — a anterior, por 6 a 0, havia sido contra o Flamengo. A sequência de cinco partidas sem vencer no Campeonato Brasileiro e a queda de rendimento da equipe foram decisivas para a diretoria optar por uma mudança no comando técnico.
Além de Matias, o auxiliar Lucas Batista também deixou o clube. Ao todo, o treinador somou 26 partidas à frente do Juventude, com 12 vitórias, quatro empates e 10 derrotas.
Do alívio ao desgaste
Fábio Matias chegou ao Juventude em 2024 com a missão de livrar o time do rebaixamento, o que conseguiu com uma rodada de antecedência. No entanto, nesta temporada, não conseguiu repetir o padrão de jogo: a eliminação precoce na Copa do Brasil para o Maringá e a queda nas semifinais do Gauchão foram os primeiros sinais de desgaste.
Atualmente, o Juventude ocupa a 18ª colocação na Série A, com sete pontos, e luta para reagir na tabela. O clube volta a campo no próximo domingo, às 16h, contra o Fluminense, em Caxias do Sul. Enquanto isso, a diretoria busca um novo comandante para tentar recolocar o time nos trilhos.