F1: Mesmo sem vaga de titular, Kubica comemora retorno após oito anos

O experiente polonês comemorou a chance de ser piloto reserva da Williams, segundo anunciou o time britânico nesta terça

O experiente polonês comemorou a chance de ser piloto reserva da Williams, segundo anunciou o time britânico nesta terça

0002050288583 img

Campinas, SP, 16 – Não era a vaga que Robert Kubica sonhava, em seu retorno à Fórmula 1 após oito anos. Mas, mesmo sendo preterido em favor do russo Sergey Sirotkin, o experiente polonês comemorou a chance de ser piloto reserva da Williams, segundo anunciou o time britânico nesta terça-feira. Sirotkin foi o escolhido para ser o titular ao lado do canadense Lance Stroll.

“Estou extremamente feliz por me unir à Williams como seu piloto reserva e de desenvolvimento nesta temporada”, disse o piloto de 33 anos, que não deixou de mencionar suas metas, no comunicado divulgado pela equipe. “Meu objetivo maior é voltar a correr pela Fórmula 1 e, este anúncio, é mais um passo em direção a esta meta.”

Mesmo sem vaga de titular, Kubica comemora retorno após oito anos

Mesmo sem vaga de titular, Kubica comemora retorno após oito anos

Sirotkin, de 22 anos, desbancou Kubica com a força do aporte financeiro dos seus patrocinadores. Sirotkin faz parte do programa da SMP Racing, que é bancada SGM Group, uma das maiores companhias de energia da Rússia. E tem o bilionário Boris Rotenberg, aliado do presidente Vladimir Putin, como um dos seus proprietários.

Em novembro do ano passado, rumores apontavam Kubica como franco favorito a ficar com a vaga de Massa. O polonês teria até assinado um pré-contrato com a Williams. Mas o polonês perdeu força nesta disputa particular após participar dos últimos testes do ano, comandados pela Pirelli, em Abu Dabi.

Antes dos testes, havia o temor por parte da Williams de que Kubica sofreria com sequelas do acidente de rali sofrido em fevereiro de 2011, quando chegou a correr risco de morte. O acidente abreviara a carreira do piloto na F-1.

Kubica, contudo, garantiu que está em ótima forma física. “Sinto que estou na melhor forma física em toda a minha carreira. Mas foi necessário muito esforço para chegar aqui. Por isso, gostaria de agradecer à Williams pela oportunidade e pela fé que estão colocando em mim”, declarou.

Chefe do departamento técnico da Williams, Paddy Lowe exaltou a boa recuperação física do piloto após o grave acidente. “Queria parabenizar Robert pelo que ele conseguiu até agora. Superar lesões, recuperar a forma física e pilotar um carro de F-1 novamente é uma conquista notável e algo que poucos conseguem”, afirmou.
Todas as cotas do Mundial de Fórmula 1 com Bodog.