F-1: Norris vence sprint acidentada do GP de São Paulo; Bortoleto bate forte na última volta
O líder do campeonato mundial, Lando Norris, mostrou consistência e venceu a prova neste sábado no GP de São Paulo de Fórmula 1
O britânico vê a vantagem na liderança aumentar uma vez que Oscar Piastri abandonou após bater nas primeiras voltas.
São Paulo, SP, 08 – Em uma corrida sprint com acidentes e bandeira vermelha, o líder do campeonato mundial, Lando Norris, mostrou consistência e venceu a prova neste sábado no GP de São Paulo de Fórmula 1, somando mais oito pontos na classificação (365 a 356). O britânico vê a vantagem na liderança aumentar uma vez que Oscar Piastri abandonou após bater nas primeiras voltas.
As Mercedes fizeram uma boa prova no Autódromo de Interlagos e completaram o pódio da corrida de 24 voltas. Max Verstappen, que ainda sonha com o penta, ficou com a quarta posição. Gabriel Bortoleto fazia uma corrida elogiada, estava em 11º até que bateu forte na freada da reta principal.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
Os pilotos voltam a se reunir às 15h (de Brasília) para a realização do treino classificatório que define o grid de largada para a corrida principal, agendada para domingo, às 14h.
A largada foi limpa para os líderes, com as posições mantidas. Hamilton se destacou pulando da 11ª para a oitava posição. No fundo, Bearman e Lawson se estranharam na curva do lago. O britânico da Haas rodou e perdeu posições. Bortoleto não conseguiu sustentar o 14º lugar e foi ultrapassado por Colapinto.
Na sexta volta, a zebra da curva do sol mostrou seus riscos com a pista molhada. Piastri perdeu o controle do carro ao passar com o pneu sobre a parte com água empoçada na zebra e bateu.
Logo em seguida, no mesmo ponto, bateram Hülkenberg e Colapinto. O australiano e o argentino tiveram de abandonar. Os acidentes provocaram primeiramente a entrada do safety car e, depois, foi determinada a interrupção da prova, com bandeira vermelha. A prova ficou parada por cerca de 25 minutos até que os carros acidentados fossem retirados e as barreiras de pneus restauradas.
A relargada foi feita em movimento. Norris sustentou a ponta, Russell atacou Antonelli, mas o italiano ficou em segundo. Alonso e Verstappen chamaram a atenção ao brigarem pela quarta colocação com intensidade. O holandês prevaleceu e deixou o espanhol lutando com as Ferraris mais atrás. A briga entre Alonso, Leclerc e Hamilton durou 15 voltas até que o monegasco conseguisse ultrapassar o piloto da Aston Martin.
Na parte final, os pneus médios de Antonelli o tornaram mais competitivo que os macios de Norris. O jovem italiano se aproximou e fez pressão sobre o britânico. Mas já era tarde para uma reação, e a vitória ficou com Norris.
A última volta ficou marcada por um acidente impressionante de Bortoleto. O brasileiro errou na freada no fim da reta principal e entrada do S do Senna e bateu forte. O carro chegou a decolar antes de colidir lateralmente com a barreira de pneus. Ele passa bem apesar do susto.
Classificação final da corrida sprint do GP de São Paulo de F-1:
1º Lando Norris (GBR/McLaren), em 53min25s928
2º Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), a 0s845
3º George Russell (GBR/Mercedes), a 2s318
4º Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 4s423
5º Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 16s483
6º Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 18s306
7º Lewis Hamilton (GBR/Ferrari), a 18s603
8º Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 19s366
9º Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 23s933
10º Isack Hadjar (FRA/Racing Bulls), a 29s548
11º Esteban Ocon (FRA/Haas), a 31s000
12º Oliver Bearman (GBR/Haas), a 31s334
13º Liam Lawson (NZE/Racing Bulls), a 38s090
14º Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 38s462
15º Carlos Sainz (ESP/Williams), a 38s951
16º Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), a 42s349
17º Alex Albon (TAI/Williams), a 55s456
Não completaram: Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), Oscar Piastri (AUS/McLaren) e Franco Colapinto (ARG/Alpine)
Marcos Antomil
Noticias Relacionadas
-
Fórmula 1
FIA revela carro da F1 de 2026 em volta virtual pelas ruas de Mônaco
20/12/2025 -
Fórmula 1
Mercedes e Red Bull teriam encontrado brecha para tornar motor mais potente para F1 de 2026
19/12/2025 -
Fórmula 1
Após vice, Verstappen escolhe novo número para o Grid de 2026: 'Meu favorito'
18/12/2025 -
Fórmula 1
Fórmula 1 anuncia mudanças técnicas para 2026; veja as novidades
17/12/2025






































































































































