Exclusivo: FBA espera o Corinthians de braços abertos

Campinas, SP, 03 (AFI) – A Série B já teve grandes times como Fluminense, Palmeiras, Atlético-MG, Coritiba, Botafogo e Bahia, mas nenhum desses conseguem movimentar tanto dinheiro como o Corinthians. É com esse pensamento que a FBA – gestora da competição há cinco anos -, recebe o tetracampeão brasileiro (1990, 1998, 1999 e 2005) de braços abertos.

Jose 0004 130“Recebemos o Corinthians de braços abertos, sempre seguindo nossa mentalidade de valorização da competição, tanto tecnicamente quanto comercialmente. A presença do Corinthians será muito importante para a Série B, pois ele vai se tornar um grande parceiro. O Corinthians tem muito o que dar para a Série B”, afirmou José Neves, presidente da FBA e responsável direto pela assustadora melhora da competição, a partir de 2006.

O aspecto comercial é, sem dúvida nenhuma, o fator que fará mais diferença, uma vez que tecnicamente a Série B já está em um nível semelhante à da elite. Tanto é que José Neves revelou com exclusividade ao Futebol Interior que a FBA já havia preparado uma proposta contendo a possível participação dos 12 principais times do país – Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Botafogo, Fluminense, Flamengo, Vasco, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e Internacional.

“Em agosto, quando enviamos a proposta aos nossos patrocinadores, tínhamos feito um planejamento no qual destacamos a possibilidade de alguns desses 12 grandes estarem na Série B em 2008. No entanto, como não sabíamos quem seria rebaixado, não colocamos valores, apenas exaltamos a importância da competição, promovendo a Série B. Agora, vamos soltar os valores e acredito que as negociações serão um sucesso, mas elas só vão começar após as festas de fim de ano”, comentou. Zé Neves, porém, não conseguiu esconder que, dentre os grandes, o Corinthians “caiu como uma luva” na Série B.

“O Corinthians tem a segunda maior torcida do país, está localizado em um grande mercado, como São Paulo, ou seja, tem tudo para incentivar ainda mais os patrocinadores, que não relutarão ao ver que o Corinthians está na competição, uma vez que o retorno é certo. Quanto as cotas televisivas, acredito que vamos caminhar pelo mesmo caminho. Vamos ver como será o comportamento dos patrocinadores, mas acredito que o Corinthians vai trazer um grande avanço na questão comercial”, finalizou o presidente da FBA.

Calma, Fiel!
A torcida corintiana ainda vive o desespero, que não deve acabar tão cedo. Quem pensa que o Corinthians vai conquistar o acesso fácil no próximo ano, se engana. Para a Série B, não basta jogadores técnicos e treinadores famosos, mas sim pessoas que têm experiência nessa divisão. O elenco do Corinthians é muito limitado, precisando, por incrível que pareça, se reforçar para a Série B. Para isso, a diretoria alvinegra deve se espelhar em rivais que já passaram pela mesma situação e conseguiram dar a volta por cima.

Campeões nacionais, Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, Coritiba, Grêmio, Guarani, Bahia e Fluminense estiveram na Série B, mas souberam lidar com a divisão, formando times guerreiros e conquistando o direito de figurar entre os 20 melhores times do país.

O Palmeiras, principal rival do Corinthians, caiu em 2002, junto com o Botafogo, com quem também subiu em 2003. Pelo mesmo caminho, de permanecer apenas um ano na divisão de acesso, o Atlético-MG foi rebaixado em 2005 e voltou à elite em 2006. Enquanto a torcida do Galo lamentava a queda, os tricolores do Grêmio comemoravam o acesso, que veio um ano após a queda.

Um ano na Série B é o bastante? Para os mencionados no parágrafo acima, sim ( e é o que também sonha a torcida corintiana), mas não foi o suficiente para o Coritiba, que caiu em 2005 e vai voltar a disputar a Série A em 2008, após sagrar-se campeão da Série B neste ano.

Assim não!
Retornos que vêm com muito suor são idolatrados pelas torcidas, mas nem todos os grandes tiveram que passar pelo sofrimento de disputar uma Série B inteira para depois comemorar o acesso. O Fluminense foi rebaixado em 1996 e só voltou à elite em 2000, com a criação da Copa João Havelange, uma jogada de mesa da Federação Carioca de Futebol. Mas antes disso, o time das Laranjeiras amargurou um ano na Série C: em 1999, onde (aí sim, Flu), mostrou reestruturação e levantou o caneco.

Porém…
Nem todos os campeões nacionais que caíram voltaram à Série A. O Guarani sofreu em 2004 e até agora amarga as divisões inferiores do futebol brasileiro. Com muitos problemas financeiros e administrativos, o time campineiro disputou a Série C deste ano, foi eliminado de forma precoce e não tem vaga garantida em nenhuma competição nacional para 2008.

O Bahia é outro campeão Brasileiro que ainda busca o retorno ao palco principal, que deixou em 2003. Se por um lado a torcida lamenta a tragédia da Fonte Nova, que há uma semana atrás culminou com a morte de sete pessoas, por outro lado, a alegria é grande pelo acesso à Série B. E só para os corintianos colocarem os pés no chão e ficarem cientes de que o Corinthians será mais um time na Série B: em 2008, sobem apenas dois times à Série A.