EXCLUSIVO: Dualib anuncia renúncia no Corinthians
São Paulo, SP, 20 (AFI) – Às duas da tarde desta 6a. feira, dia 21, o presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Carlos Senguer, pedirá à assessoria de imprensa do clube que distribua nota oficial na qual informará que o presidente Alberto Dualib e o vice-eleito Nesi Curi (foto), ambos afastados temporariamente de suas funções, decidiram finalmente renunciar a seus mandatos, de forma irrevogável e irretratável.
Como um boxeador, Dualib sofreu um indiscutivel nocaute.
Todos os acertos à respeito foram concluídos na tarde desta 5a. feira, 20, no escritório do advogado de ambos, José Luís Tolosa. Logo no início da tarde Nesi Curi já deixou com o advogado a sua carta de renúncia assinada e foi para casa. Alberto Dualib, conforme o combinado, era esperado até o final do dia no mesmo escritório para assinar a sua carta.Eleição marcada hoje
A outra grande novidade é que Carlos Senguer deverá concomitantemente anunciar, ainda sexta-feira, a data das novas eleições para Presidente e Vices da diretoria.
Estará assim, definitivamente, aberta a campanha sucessória no Timão.
A marcação das eleições para um prazo máximo de 30 dias, a contar de hoje, poderá alterar o plano das várias alas políticas do clube.
O panorama, por enquanto, conta com dois candidatos praticamente declarados: Andres Sanches (foto) e Paulo Garcia.
Há, no entanto, outros players importantes como Osmar Stábile, líder da bem organizada AÇÃO CORINTHIANA e o próprio presidente interino Clodomil Orsi, que nos últimos dias deu sinais de que poderia se interessar pela disputa.
Intensa movimentação
“Assim que chegar ao Brasil vou me reunir com os conselheiros de meu grupo AÇÃO CORINTHIANA. Todas as nossas decisões são tomadas em conjunto, democraticamente. E não será diferente agora. Definiremos uma postura com muita calma e tranqüilidade, visando o melhor para o clube. Quem tiver interesse pode acompanhar nossos debates pelo nosso site www.acaocorinthiana.com.br”.
Os próximos dias serão de intensa movimentação. Osmar Stábile (foto), que é empresário, encontra-se em viagem de negócios na Alemanha e Dinamarca.
Ouvido com exclusividade pelo PORTAL FUTEBOL INTERIOR ele declarou:
Osmar deve chegar ao Brasil apenas na 2a. feira.
Reavalição de posições
Mas, com o pleito marcado a curto prazo, é possível que alguns candidatos como Paulo Garcia reavaliem suas chances. Garcia pode tanto apressar a formação de sua estrutura para concorrer como não.
É bom que se esclareça que o mandato que estará em disputa agora é um mandato-tampão, de um ano e dois meses. Ou seja: a continuidade e a complementação do mandato em vigor, que Dualib conquistou em fevereiro de 2006 irá até janeiro de 2009.
Pode ser que algum dos nomes falados para concorrer prefiram esperar mais um ano e tentar conquistar um mandato completo de dois ou três anos. A indefinição quanto a duração dos mandatos futuros existe porque os estatutos do Corinthians estão sendo modificados. Uma nova carta deverá surgir nos próximos meses e deverá ser submetida ao Conselho Deliberativo.
Duas propostas
No tocante ao prazo de mandatos, duas propostas serão colocadas em votação: dois anos de mandato, com uma reeleição; ou três anos de mandato, sem reeleição.
Como o novo Estatuto não está em vigor, a regra vale apenas para as eleições de depois de 2009. O mandato-tampão não conta e não impede que aquele que o conquistar concorra em janeiro de 2009.
Com a renúncia de Dualib e Nesi, segundo o artigo 95 e seus parágrafos seguintes, todos os vices nomeados como, por exemplo, Antoine Gebran, perdem seus cargos automaticamente.
Clodomil Orsi (foto), se não renunciar também, permanece por mais 30 dias no máximo, até a realização das eleições. Terá que nomear uma diretoria provisória até lá.





































































































































