EXCLUSIVO: Deus do Futebol transforma Paulistão em PAULISTINHA
Os 20 clubes serão divididos em quatro grupos de cinco times e fase de classificação terá 15 rodadas
Campinas, SP, 18 (AFI) – Por pura incompetência dos dirigentes da Federação Paulista de Futebol (FPF) e por submissão dos dirigentes dos clubes do Interior, o Campeonato Paulista da Série A1 – o Paulistão – pode se tornar um torneiozinho “meia boca” em 2014. A competição vai começar dia 18 de janeiro e a fase de classificação vai terminar dia 27 de março, portanto, um período de 68 dias. E com mais duas semanas vão acontecer as semifinais e finais. O Paulistão vai virar um Paulistinha,
Nesta sexta-feira à tarde, após o tradicional almoço, que aconteceu na sede da entidade, em São Paulo, uma reunião de caráter informal que, na verdade, apresentou o famoso “prato pronto” para os clubes do que será o Paulistão 2014. O Portal FUTEBOL INTERIOR conseguiu os detalhes da competição com exclusividade.

E, a proposta oficial da FPF é simplesmente ridícula, além do que vai poder fazer um campeão e rebaixar quatro times sem os melhores critérios de justiça. E o “todo poderoso” Marco Polo Del Nero, presidente da FPF, talvez, em mais um momento de insensatez ou contagiado pelo enorme poder que abriu na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), comandou o “triste espetáculo”.
Ele é vice-presidente da CBF e virtual presidente a partir de 2014, portanto, vai deixar para trás o futebol paulista e seus dirigentes insolentes.
A “inovação” é uma cópia dos sorteios da FIFA, que faz um sorteio dirigido, dividindo seus clubes por critérios de tradição e localização (alguns Continentes têm mais vagas, como o Europeu). Como na FIFA, a FPF fará o sorteio em potes.
A FÓRMULA DO PAULISTÃO
A competição, como de costume, terá 20 participantes. E dentro das 19 datas previstas, o mais lógico seria fazer com turno único de pontos corridos, com o campeão sendo o time que somar mais pontos, respeitando as 19 datas. Mas daí aparece o “gênio da lâmpada” para formatar um torneio maluco.
Confira!
1 – Os 20 clubes serão divididos em quatro grupos de 5 times cada através de sorteio dirigido;
2 – Os quatro grandes vão ser cabeças de chave: Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras.
3 – Os quatro novatos, que subiram da Série A2, também serão colocados num mesmo pote para sorteio: Portuguesa (campeã), Rio Claro (vice-campeã), Audax e Comercial.
4 – Os 12 clubes restantes serão divididos em três blocos de quatro, conforme a classificação final da temporada 2013.
5 – Os clubes de um mesmo grupo não vão jogar entre si, pegando pela frente os 15 clubes de outros três grupos. Serão, portanto, 15 rodadas.
6 – Os clubes de melhor incide técnico que fariam 10 jogos em casa e nove fora, agora farão oito em casa e sete fora.
(Antes os times do Interior faziam, pelo menos, dois jogos com grandes dentro de casa e, agora, vai ter clube que receberá apenas um grande, o que vai gerar prejuízo com menor arrecadação).
7 – Os líderes de cada grupo vão chegar às semifinais, que terá duas rodadas.
8 – A final também terá dois jogos, totalizando 19 datas.
(Injusto – O time de melhor campanha na primeira fase pode não ser o campeão, como vem acontecendo nos últimos anos)
9 – Os quatro piores clubes em pontos serão rebaixados, independente do grupo a que pertença.
(Injusto – Dois clubes do mesmo grupo podem ser rebaixados).
QUEM ESTEVE NA REUNIÃO
Não foram todos os 20 clubes que mandaram representantes na reunião informal da promovida no almoço da FPF. Os quatro grandes estiveram ausentes: Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras. Eles já teriam sido consultados e teriam dado “ok” à fórmula de disputa.
Deste encontro participaram 10 clubes. Entre os presentes, dois clubes foram veementemente contra a fórmula apresentada: Ponte Preta, que tem sido prejudicada há muito tempo pela FPF e nada faz, mesmo porque o presidente Márcio Della Volpe é visto como figura inexpressiva; e o Bragantino, ainda sob o controle da família Chedid. Os dois não teriam se sensibilizado nem com o apelo de tirar uma posição unânime feito pelo novo “Deus do Futebol”: Marco Polo Del Nero.
O Linense lembrou que já começou a vender seus carnês com 10 jogos em casa e que terá prejuízo com a mudança. Ficou só o registro. No mais, os outros abaixaram a cabeça como se não houvesse como mudar esta triste página desenhada para o futebol paulista, outrora o mais forte do Brasil.
Além destes três clubes – Ponte Preta, Bragantino e Linense – também tinham representantes no “almoço do amém” os novatos Portuguesa, Grêmio/Audax e Comercial; XV de Piracicaba, Botafogo, Penapolense e Atlético de Sorocaba. Faltaram alguns clubes, por falta de convite ou esquecimento, como Oeste de Itápolis, Rio Claro, Paulista de Jundiaí, Mogi Mirim, São Bernardo e Ituano.
O Conselho Técnico, por lei, tem de ser realizado até o final de outubro, quando tudo será oficializado e o Paulistinha vai voltar à moda. Na década de 70, esta era a denominação da competição que faziam os clubes do Interior quando os grandes disputavam o Campeonato Brasileiro. Agora o sorteio será como na Fifa, com as bolinhas dentro dos potes.
Divisão dos Potes
Pote 1 – Os Grandes
Corinthians
São Paulo
Palmeiras
Santos
Pote 2 – De 1.º a 4º do Interior
Mogi Mirim
Ponte Preta
Botafogo
Penapolense
Pote 3 – de 5.º a 8º do Interior
Linense
XV de Piracicaba
Bragantino
São Bernardo
Pote 4 – de 9.º a 12.º do Interior
Paulista
Ituano
Atlético Sorocaba
Oeste
Pote 5 – Vieram da Série A2
Portuguesa
Comercial
Rio Claro
Grêmio Osasco / Audax
Mas já podem escrever:
“Vem aí o PAULISTINHA 2014”.





































































































































