EXCLUSIVO: Após temporada de sucesso, Roberto Fernandes deixa América-RN

O treinador acertou sua saída com a diretoria do Mecão nesta quinta-feira

0002048039573 img 1

0002048039573 img

Natal, RN, 07 (AFI) – A torcida do América-RN recebeu uma triste notícia nesta quinta-feira. Um dos responsáveis por devolver o orgulho o torcedor americano na última temporada não trabalha mais no clube. Depois de conversa com o presidente Alex Padung, o treinador Roberto Fernandes foi desligado do clube.

A decisão foi tomado depois da eliminação do time potiguar ser eliminado na Copa Nordeste após o empate contra o Vitória, por 1 a 1, na última quarta-feira. De acordo com a diretoria do Mecão, o time não teria condições em manter o treinador e a comissão técnica, já que as receitas do clube diminuirão consideravelmente nos próximos meses.

“Agradeço ao apoio do torcedor, que sempre esteve ao nosso lado, a confiança da diretoria, entendo completamente a situação que o clube vem passando e desejo que o América reencontre o caminho de vitórias que trilhou em 2013”, afirmou o comandante.

Agora, dois nomes lutam pelo lugar de treinador interino do América-RN. Carlos Moura, supervisor do clube, e Romildo Freire, treinador das categorias de base, disputam o cargo. Após o carnaval, a diretoria americana tomará a decisão.

Retrospecto
Fernandes conquistou 34 vitórias sob o comando do América-RN. Em 66 jogos na temporada foram ainda 14 empates e apenas 18 derrotas, um aproveitamento de 58% dos pontos disputados. Apesar de comandar o Mecão por quase uma temporada, o técnico não comandou a equipe em Natal.

0002048039578 img

Com o Machadão em reformas, a equipe atuou sempre em Goianinha. Ele assumiu o clube no decorrer do segundo turno do Campeonato Potiguar de 2012 e após arrancada no final levou o clube ao título estadual depois de oito anos.

Na final do estadual começou a freguesia do ABC sobre o América-RN. Enquanto esteve no comando do Mecão, Fernandes enfrentou o maior rival seis vezes. Foram cinco vitórias e um empate. Devido a isso, ele ganhou o apelido dos torcedores de Terror da Burra Preta.

No segundo semestre, comandou o time durante toda a Série B. Com o terceiro menor orçamento conseguiu uma expressiva nona posição. Durante todo o torneio, o Mecão esteve na briga pelo acesso, ficando 15 rodadas dentro do G4 e não passando do décimo lugar.

Neste ano, o América-RN perdeu importantes jogadores como Isaac, vice-artilheiro da Série B do ano passado, Lúcio Curió, Pingo, Wanderson e Cléber. Sem reposição à altura, o time acabou prejudicado neste início de temporada. Tanto é que Fernandes tinha à disposição apenas dois atacantes no elenco (Rico e Gláucio)