Ex-zagueiro do Guarani é acusado de dar golpe no INSS

Andrei Frascarelli recebia cerca de R$ 2.934,19 e alegava ter uma lesão no joelho

0002048099929 img

Campinas, SP, 26 (AFI) – O ex-zagueiro Andrei Frascareli, com passagens por Palmeiras, Flamengo, Guarani e Fluminense, é acusado de se beneficiar de fraude contra a Previdência Social. Desde outubro de 2012 ele recebe auxílio-doença do INSS, alegando instabilidade crônica do joelho e condomalácia da rótula, mas acontece que vem jogando com naturalidade e sem mostrar nenhum tipo de dor num campeonato de Showbol. A denúncia foi feita pelo Fantástico, na última edição de domingo.

Segundo a investiação do programa, o ex-jogador estava envolvido num esquema que beneficia pessoas a conquistar o auxílio-doença do INSS. O atleta recebeia cerca de R$ 2.934,19. Por lei, quem pode receber o auxílio são pessoas que contribuiram por mais de um ano com a previdência e estejam impedido de trabalhar por doença ou acidente.

0002048099929 img

E, já recebendo o benefício, alegando problema no joelho, o ex-jogador estava correndo e marcando gols numa partida de showbol, entre Palmeiras e Vasco, onde ele chegou até fazer gol.

Como tudo aconteceu…
O golpe aplicado pela empresa funciona da seguinte maneira. A pessoa que tem o interesse em receber auxílio-doença, busca esta empresa, que falsifica resultado de exames médicos. Depois, estes nomes organizados pela empresa eram repassados a uma pessoa responsável pela agenda do médico perito.

Com os exames falsos, essas pessoas eram direcionadas a um médico que participava do esquema. Assim, ela assinava os papéis e já encaminhava o pedido para a pessoa se beneficiar do auxílio.

Quem conseguia o auxílio tinha que dar o primeiro pagamento a quadrilha ou uma porcentagem do valor recebido durante alguns meses.

Com o zagueiro…
O Andrei conseguiu o beníficio na agência de Osasco. O perito médico Rubens de Oliveira e o técnico administrativo Leonilso Sanfelice foram as pessoas que teriam ajudado o jogador.

Na conversa que teve com o técnico administrativo, para conseguir renovar o auxílio, as pessoas do INSS já tinham sido informado da participação do Andrei no jogo do showbol. Na conversa pelo telefone, o técnico administrativo Leonilso Sanfelice foi aconselhado a falar pouco com o médico, já que a assistente que ficava ao lado da sala poderia ouvir e revelar a situação.

Depois de realizar o processo de renovação, Andrei pede ao técnico administrativo sua conta para realizar o depósito do acordo, já que conseguiu renovar o auxílio. Ele é ajudado pelo INSS há um ano e meio.

Segundo a advogada do jogador, Célia Marcondes Smith, ele passou por duas cirurgias no joelho, faz fisioterapia e tem direito de receber benefício. Segundo Marcondes, em nenhum momento, o zagueiro pagou alguma propina para o atendente do INSS e não sabia estar fazendo parte de um golpe.

O Portal Futebol Interior entrou em contato com o ex-jogador, mas não obteve sucesso nas ligações.