Ex-zagueiro da Seleção Brasileira monta grupo de samba e faz sucesso em Campinas
Júlio César está tocando nas tardes e noites de Campinas e tem atraído bastante público com samba tocado com qualidade.
Tocando em vários bares da cidade, ele não canta, mas é o responsável pelo tantã (instrumento de percussão) e pela promoção do grupo.
Campinas, SP, 24 (AFI) – Depois de fazer muito sucesso jogando futebol pelo Guarani e pela Seleção Brasileira, o ex-zagueiro Júlio César está arrebentando nas tardes e noites de Campinas com seu grupo de samba: Júlio Cesar & Samba. Tocando em vários bares da cidade Júlio não canta, mas é o responsável pelo tantã (instrumento de percussão) e pela promoção do grupo.
Conhecido pelo sucesso que fez quando atuava no futebol, o zagueiro tem aproveitado para captar isso de forma inteligente e fechar alguns contratos com os bares de Campinas. Depois de ficar muito tempo aprendendo tocar samba como profissional, hoje Júlio César é elogiado por sambistas da cidade pela qualidade e carisma que demonstra quando está no palco.
“Quando comecei foi apenas por gostar do samba, mas a coisa começou a ficar séria e fui me aprimorando com bastante aprendizado. Trabalhei bastante essa parte com muito treino e hoje faço o samba com algumas pessoas que também demonstram muita qualidade e faz a gente ser respeitado por onde passa”, falou Júlio César.
SAMBA COM FEIJOADA
No próximo dia 2 de fevereiro Júlio César vai tocar no Buteco do Jair, em Barão Geraldo, para animar a “Feijoada do Jair”. O evento está programado para iniciar as 12 horas com término, da comida, previsto para às 16 horas. Porém, o samba do Júlio César começa as 13h e vai até as 17 horas.

“É legal você chegar no local e ver as pessoas esperando você tocar. É também uma grande responsabilidade, afinal cheguei na Seleção Brasileira pelo profissionalismo que me acompanhou em minha carreira de atleta profissional. Sei que as pessoas que vão me ver, esperam este mesmo profissionalismo por me conhecerem e saberem que farei o melhor para agradar os que estiverem ouvindo o samba que estaremos fazendo”, falou o ex-zagueiro da Seleção Brasileira.
CARREIRA COMO JOGADOR
Júlio César, de Bauru, começou jogar futebol nas categorias de base do Guarani e se profissionalizou a pedido do técnico Zé Duarte. O zagueiro é até hoje o único jogador que saiu do Bugre para a Seleção Brasileira, onde jogou a Copa do Mundo de 1986 disputada no México. Outros jogadores saíram de Campinas para outros clubes e depois chegaram à Seleção canarinho.
No México, ele foi eleito o melhor zagueiro do Mundial. No ano seguinte, em 1987, disputou a Copa América.
Depois a carreira do zagueiro se resumiu em passagens pelo Stade Brestois, conhecido no Brasil como Brest (FRA) e ficou por uma temporada, o suficiente para chamar a atenção do Montepellier (FRA) e ficar por três temporadas por lá para conquistar uma Copa da França.

TÍTULOS DE PESO
Da França o zagueiro deu um salto de qualidade na carreira e se transferiu para a poderosa Juventus (ITA), de Turim, onde conquistou vários títulos, entre eles a Copa da UEFA em 1993. No futebol italiano Júlio César ficou por cinco temporadas.
Depois foi para o Borussia Dortmund (ALE) e também ficou cinco temporadas e por lá conquistou dois títulos de enorme importância. Levantou os canecos de campeão da Liga dos Campeões da UEFA e da Copa Intercontinental, que na época era considerada o campeão mundial de clubes.
GRÉCIA, ALEMANHA E BRASIL
Do Borussia voltou ao futebol brasileiro para defender as cores do Botafogo (RJ) por empréstimo e retornou ao Borússia. Em seguida foi jogar na Grécia e defendeu as cores do Panatinaikos.
Em 1999 voltou para o futebol alemão e jogou no Werder Bremen, mas ficou apenas uma temporada. Resolveu voltar de vez para o futebol brasileiro e foi defender as cores do Rio Branco de Americana, já que iniciava um projeto para buscar talentos no futebol.
Hoje Júlio César está aposentado e como gosta de dizer, passa seu tempo curtindo o samba que sempre o acompanhou em toda sua carreira.







































































































































